Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/16 às 20h38 - Atualizado em 16/06/16 às 18h13

Seplag assina Protocolo de Intenções com Escola Nacional de Administração Francesa – ENA

O documento prevê parceria para construção de capacidades institucionais, compartilhamento de experiências e de boas práticas locais entre profissionais dos dois países


IMG 6363

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) assinou, nesta terça-feira (31/5), um Protocolo de Intenções com a Escola Nacional de Administração da França (ENA – sigla em francês de École Nationale d'Administration), uma das mais reconhecidas Escolas de Administração, responsável pela formação de presidentes, diplomatas e altos funcionários do Governo Francês. A iniciativa faz parte da Visão Estratégica (2016-2019) do governo e das Diretrizes para a Política de Inserção Internacional de Brasília.

O Protocolo, que visa construir acordo bilateral para capacitação e valorização dos servidores do governo de Brasília, foi assinado pela titular da Seplag, Leany Lemos, pela Diretora da ENA, Nathalie Loiseau, e pelo chefe da Assessoria Internacional da Governadoria (Assinter), Oskar Klingl.

O documento prevê parceria para construção de capacidades institucionais, compartilhamento de experiências e de boas práticas locais entre profissionais dos dois países, e, inicialmente, não gerará custos para o Distrito Federal. O intercâmbio acadêmico possibilitará, ainda, a vinda de professores franceses à Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) e eventualmente a ida de gestores distritais que atuem em áreas prioritárias do governo. Estão contempladas, também, a realização de pesquisas conjuntas e a formação de banco de boas práticas da gestão local.

O acordo bilateral terá a missão, ainda, de fortalecer as áreas estratégicas do governo, formar rede internacional de contatos e contribuir para uma projeção internacional positiva de Brasília. A colaboração mútua possibilitará, também, a implementação de programas, projetos, atividades de treinamento e formação dos servidores do DF. O encontro, que aconteceu na Egov, foi o marco inicial para novos projetos que serão discutidos por grupo de trabalho formado por membros da Seplag, da Egov e da Assinter.

École Nationale d'Administration

A ENA foi criada em 1945, pelo General de Gaulle, e é uma das mais prestigiadas escolas difusoras do ensino na área de Gestão Pública. Atualmente, conta com 1.6 mil profissionais altamente qualificados que ministram capacitação e realizam estudos em diversas áreas como Desenvolvimento Sustentável, a formação de Parcerias Público-Privadas, melhoria do Transporte Público para as grandes cidades, Luta contra Corrupção e Liderança Feminina na Administração Pública, entre outros. Hoje, a escola já possui acordo com o Estado de Minas Gerais e está em tratativas com os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além do Brasil, a ENA tem acordo com outros 126 países.

Fonte: Intranet da Seplag: http://goo.gl/GLuWt0

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br