12/12/18 às 11h59 - Atualizado em 19/12/18 às 17h33

União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI)

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1982. Atualmente é composta por 30 cidades, sendo elas Andorra La Vella, Assunção, Barcelona, Bogotá, Brasília, Buenos Aires, Cádiz, município Libertador de Caracas, Guatemala, Havana, La Paz, Lima, Lisboa, Madrid, Manágua, México, Montevidéu, Panamá, Puerto Príncipe, Quito, Rio de Janeiro, São José, Costa Rica, San Juan de Puerto Rico, San Salvador, Santiago do Chile, Santo Domingo, São Paulo, Sucre e Tegucigalpa. O Governo do Distrito Federal (GDF) é membro nato da UCCI desde 1986.

A ação construtiva desempenhada pela UCCI tem função integradora e fortalecedora dos governos democráticos locais. De maneira inovadora, busca trabalhar, também, com a organização interna das cidades, a sustentabilidade e a governança ambiental.

O GDF é membro ativo da Organização desde 1986, tendo sido admitido por unanimidade durante a III Assembleia Plenária da UCCI, que foi celebrada na Cidade de Buenos Aires em 11 de novembro de 1987, e contou com a participação do Excelentíssimo Senhor Governador do Distrito Federal à época, José Aparecido de Oliveira.

Importante ressaltar que a condição de membro nato garante à Brasília direito a voz e voto na Assembleia Plenária, onde são discutidas as principais decisões e estratégias dos programas da UCCI.

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas representa mais de 100 milhões de pessoas que vivem em suas capitais e tem como objetivo
fomentar os vínculos, relações e intercâmbios de diversos tipos entre as cidades capitais. Nas conferências, defende-se e promove-se os direitos de vizinhança e, especialmente, o direito ao progresso pacífico à participação cidadã nos assuntos públicos. Promove-se, também, a expansão do campo de relações municipais, nacionais e internacionais.

A UCCI disponibiliza cursos técnicos e seminários de alto nível para os integrantes dos governos das cidades-membros que compõem os seus comitês, com o objetivo de promover a cooperação, a troca de experiências e conhecimentos entre as cidades ibero-americanas, por vezes custeando todas as despesas, incluindo traslados e hospedagens.

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF