Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/14 às 13h38 - Atualizado em 24/04/18 às 18h26

Visita do Secretário a Paris

Nota nº 1401 – 21 de março de 2014

NotaaImprensa

NOTA À IMPRENSA

Nota nº 1401/ Assessoria Internacional do GDF

Brasília, 21 de março de 2014

 

Visita do Secretário de Estado Chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão, à Paris/França

28 de março de 2014

 

O Secretário de Estado Chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, realiza viagem à França entre os dias 28 a 31 de março de 2014. No dia 28, o Secretário manterá na capital francesa encontro de trabalho com o Embaixador do Brasil em Paris, José Maurício Bustani. O secretário e o embaixador examinarão o estabelecimento de parceria estratégica entre Brasília e Paris e discutirão a inclusão da França no Brasília Sem Fronteiras (BSF) em 2014. O Governo do Distrito Federal, por meio do BSF, deverá enviar o mínimo de 50 estudantes de francês dos Centros Interescolares de Línguas (CILs) para programas de imersão internacional na França. Neste contexto, Odilon Frazão deverá realizar também visita prospectiva ao Centro Cavillam (cidade de Vichy, a 316 quilômetros de Paris), no dia 29. O compromisso, agendado com o apoio da Embaixada da França no Brasil, será com o diretor geral da escola, Michel Boiron.

 

No domingo, dia 30, o Secretário receberá a delegação oficial do Governo do Distrito Federal (GDF), chefiada pelo Governador Agnelo Queiroz, que visitará Paris em virtude da cerimônia de inauguração do voo direto entre as capitais do Brasil e da França. O Governador Agnelo e o Secretário Odilon encontrarão no dia 31 com os presidentes do Air France, Frédéric Gagey, e do Grupo Air France/KLM, Alexandre de Juniac, bem como o Embaixador José Maurício, dentre outras autoridades dos dois países.

 

Neste mesmo dia todos embarcarão juntos às 13h30 para o voo inaugural e o pouso está previsto para às 19h40 no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. No dia 1º de abril será realizado uma comemoração do voo direto na Embaixada da França.

 

Voo Brasília/Paris –Desde que assumiu em 2011, o governador Agnelo Queiroz iniciou a implantação de política pública para relações exteriores centrada na visão de transformar Brasília em um centro captador de grandes eventos internacionais, investimentos e oportunidades. Para tanto, estabeleceu, a partir de 2012, plano de ação integrado juntamente com o Governo Federal, Legislativo, setor privado e o Aeroporto Internacional de Brasília para atrair voos diretos internacionais, compreendendo que a conectividade global é essencial para esse objetivo.

 

Brasília Global Partners – O GDF, por meio da Assessoria Internacional, estabeleceu programa para a formação de aliança com importantes capitais do mundo – o programa Brasília Global Partners – com o objetivo de reforçar o posicionamento global de Brasília e trocar boas práticas públicas, sobretudo nas áreas de planejamento urbano, habitação, transporte, sustentabilidade, educação, cultura, turismo e atração de investimentos. Mais de 20 capitais ao redor do mundo integram a rede Brasília Global Partners.

 

Em 2013, foi iniciado diálogo entre o GDF e a prefeitura de Paris para o estabelecimento de parceria estratégica entre as duas capitais.  O Secretário Odilon Frazão esteve na capital francesa em maio daquele ano quando foi recebido pelo vice-prefeito para relações internacionais de Paris, Pierre Schapira.


Brasília Sem Fronteiras –Integralmente custeado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o programa Brasília Sem Fronteiras oferece educação, imersão e capacitação internacionais em centros de excelência no mundo. Os participantes desenvolvem visão global, capacidade de liderança e comportamento empreendedor capazes de transformar positivamente o ambiente onde trabalham e vivem.

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br