Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/03/21 às 12h58 - Atualizado em 16/09/21 às 11h23

Cerimônia virtual em agradecimento aos novos ventiladores pulmonares

DF agradeceu a cooperação dos doadores e intermediadores na presença dos representantes do EAI, do Itamaraty, da Secretaria de Saúde, da LATAM e da empresa TikTok. Assista à cerimônia.

 

Respiradores desembarcam no Aeroporto Internacional de Brasília. Foto: Inframérica

 

Para agradecer a doação e comemorar a chegada de novos ventiladores pulmonares à Saúde do DF, foi realizada uma cerimônia simbólica de recebimento com a Secretaria de Saúde, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, a LATAM Airlines, a empresa doadora TikTok e o Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal. A carga veio de São Paulo até Brasília pelo Avião Solidário da LATAM.

 

O Coordenador-Geral de Cooperação Humanitária da Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty, José Solla, agradeceu ao GDF pela oportunidade de colaboração e complementou: “Temos prestado todo o apoio ao Ministério da Saúde e aos estados e municípios brasileiros para o rápido recebimento de doações internacionais. Hoje, estes 90 ventiladores pulmonares já estão à disposição da população do DF”

 

O Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressaltou a importância do gesto. “nesse momento tão difícil, podemos dispor dessa ação é muito importante, especialmente com as novas variantes, mais agressivas. Neste momento as doações são bem vindas, um gesto de cooperação e carinho” afirmou.

 

Para a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, Renata Zuquim, a cooperação é a chave para superar a crise vivida hoje por todos os países. “não podemos esquecer que essas parcerias são o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 17 da agenda 2030, que tem norteado nosso trabalho diariamente”, afirmou.

 

O diretor de políticas públicas da TikTok, Ricardo Tavares, disse que o aplicativo é um alento e um “lugar ensolarado” onde muitos buscaram entretenimento em tempos de pandemia, e acrescentou: “Fornecemos, no aplicativo, informações confiáveis sobre a COVID e combatemos notícias falsas e a desinformação”.

 

“Durante toda a pandemia, por meio do programa Avião Solidário, a LATAM tem colocado a sua conectividade e capacidade de transporte à disposição para beneficiar a quem mais precisa. Ficamos muito felizes pela oportunidade de transportar, de forma gratuita, os ventiladores para o DF”, afirmou o diretor da LATAM Cargo Brasil, Otávio Meneguette.

 

Os ventiladores já estão em uso nos na rede pública. São 90 ventiladores pulmonares mecânicos, não-invasivos, de fabricação australiana e que já foram distribuídos em hospitais e unidades de saúde do DF.

Assista à cerimônia no nosso canal do Youtube.

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br