◎ O senso de responsabilidade social dos estudantes universitários em meu país é geralmente alto, com uma pontuação média de 83,09 pontos.
◎ Gênero, nota, tipos de escolas e tipos de disciplinas têm um impacto significativo na responsabilidade social dos estudantes universitários. concurso da lotofácil 22
◎ Os estudantes universitários são "diferentes" em seu senso de vida e responsabilidade de aprendizagem.
◎ Use a responsabilidade dos estudantes universitários para mostrar os resultados de cultivar e praticar os valores centrais do socialismo.
-Spo repórter Zhou Hongsong correspondente Yu Wei
Nos últimos anos, o partido e o país atribuíram grande importância ao cultivo da responsabilidade social dos estudantes, e toda a sociedade prestou muita atenção à situação de responsabilidade social dos estudantes universitários.Então, qual é a situação geral dos estudantes universitários contemporâneos?Afetado por fatores?Quais são os recursos?
Alguns dias atrás, os resultados dos projetos de pesquisa em ciências humanas e de ciências sociais do Ministério da Educação e Pesquisa em Ciências Sociais, "Status da Responsabilidade do Estudante da Faculdade Nacional (2014)" (a seguir denominado "Relatório de Investigação"), liderado por O pesquisador Wei Jinping, o Ministério da Educação e o Projeto de Pesquisa em Ciências Sociais, que foi liderado pelo Projeto de Pesquisa em Educação e Ciências Sociais.
concurso da lotofácil 22
"Com o financiamento dos projetos de pesquisa em humanidades e ciências sociais do Ministério da Educação e da Fundação de Ciências Sociais Provinciais de Hebei, de janeiro a maio deste ano, extraímos aleatoriamente os estudantes universitários dos anos 190 de 54 universidades nas partes leste e central do país, e o reconhecimento de responsabilidade social formado pelo senso de responsabilidade social dos estudantes universitários, três vínculos e responsabilidade política, senso de vida, senso de responsabilidade, responsabilidade da aprendizagem, responsabilidade da escola e responsabilidade da rede, foram investigados Os coeficientes de consistência internos dos três links estão acima de 0,92, e os coeficientes de consistência internos das questões de tabela de medição 5 -dimensionais estão entre 0,81 e 0,91 pontos. concurso da lotofácil 22
É relatado que a investigação é baseada na plataforma de pesquisa de rede construída pelo grupo de pesquisa como a principal transportadora. Universidade de Tecnologia. realizado na disciplina) O questionário final de reciclagem 6772, 5237 questionários válidos e uma taxa efetiva de 77,33%.
O "Relatório de Investigação" trata o processo de formação do senso de responsabilidade social dos estudantes universitários como o processo de responsabilidade social, cognição, identidade e ação dos estudantes universitários e, de acordo com as necessidades dos estudantes universitários, o senso de responsabilidade política, a responsabilidade da vida, A responsabilidade de aprender, senso de responsabilidade da escola e responsabilidade da rede investiga o status quo da responsabilidade social dos estudantes universitários.
Cognição de responsabilidade social dos estudantes universitários (82,25 pontos, o grau de consciência racional da responsabilidade social), identidade da responsabilidade social (84,49 pontos, o grau de aprovação da responsabilidade social) e ação de responsabilidade social (82,79 pontos, o grau de prática de específicos sociais Responsabilidade) é em um nível alto, dos quais 92,42%da responsabilidade social dos estudantes universitários é responsável por 60 ou mais, 93,32%da identidade de responsabilidade social de 60 ou mais e 92,71%das ações de responsabilidade social de 60 ou mais.
Além do baixo senso de responsabilidade (78,39 pontos) de escolas de estudantes universitários, senso de responsabilidade política dos estudantes universitários (81,95 pontos), um senso de responsabilidade da vida (83,80), responsabilidade de aprendizado (83,32 pontos) e responsabilidade da rede (85,94 pontos) estão em um nível alto, do qual o senso de responsabilidade da rede pontua mais alto.
"As conclusões acima podem basicamente provar que o mainstream do partido e do país, a sociedade e os estudiosos sobre o senso de responsabilidade social dos estudantes universitários é positiva, saudável e ascendente da avaliação qualitativa".
"A maioria dos estudantes universitários contemporâneos nasceram no início e meados da década de 1990, crescendo na era da Internet. A Internet pode ser considerada o acompanhamento e as necessidades em sua vida diária de aprendizagem". 87.1 pontos, pontuações móveis para pontuações de ação, pontuações de ação para 85,1 pontos, a cognição de responsabilidade da rede é "consistente com o conhecimento" da responsabilidade da rede.Pode -se considerar que os estudantes universitários têm uma melhor adaptação ao ambiente de rede, e suas emoções pela responsabilidade da rede são mais altas que a conscientização e as ações da responsabilidade da rede.Entre eles, 82,2%dos estudantes universitários disseram que poderiam restringir suas palavras e ações na Internet. .No entanto, ainda existem cerca de 15%do senso de responsabilidade de rede dos estudantes universitários, que precisa ser notado.
Fatores como escolas e disciplinas têm um impacto significativo na responsabilidade social dos estudantes universitários
Qual é a influência da responsabilidade social dos estudantes universitários?A comunidade acadêmica é geralmente inspecionada com os quatro aspectos da própria responsabilidade dos estudantes universitários, educação familiar, educação escolar e ambiente social.
O "Relatório de Investigação" afirma que o gênero, a série, os tipos de escolares e os tipos de disciplina têm um impacto significativo na responsabilidade social dos estudantes universitários, e o impacto dos tipos e fontes de escolas do ensino médio não é significativo.Especificamente, a responsabilidade social das estudantes universitárias (83,7 pontos) é maior que a dos estudantes do sexo masculino (82,2 pontos).Os estudantes universitários de alta qualidade têm um senso de responsabilidade social nas notas mais baixas e apresentadas como a quarta série mais forte que a terceira série, a terceira série e a segunda série e a segunda série da primeira série.
Os estudantes universitários "985 Engineering" têm o mais alto senso de responsabilidade social e, em seguida, seguidos por faculdades gerais de graduação, faculdades locais de backbone e faculdades profissionais superiores.Os estudantes de arte, agronomia e universitários literários têm um forte senso de responsabilidade social, e seu senso de responsabilidade social em estudantes de engenharia e universidades de medicina é fraco.
Entende -se que a engenharia é uma disciplina vantajosa para a maioria das faculdades "211 Engenharia". 211 Engenharia "College. O 1º Ministério da Educação da Disciplina é uma universidade e duas universidades locais.
"A responsabilidade social de faculdades e universidades no" projeto 985 "é pontuado em 93.01, os estudantes universitários de faculdades locais de backbone pontuam 83,56, os estudantes universitários em faculdades gerais são pontuados em 83,87 e os estudantes universitários de faculdades vocacionais superiores são 81,88. Os estudantes universitários da escola são marcados em 78,45, o que é relativamente baixo, o que é confirmado um ao outro com o baixo senso de responsabilidade social dos estudantes de engenharia."Os dados mostram que o senso de responsabilidade social dos estudantes universitários da" 211 engenharia "é baixa. Encontrar a causa da perspectiva da escola pode estar relacionada ao posicionamento da construção e desenvolvimento da universidade e sem sucesso Preste atenção à construção do ponto de grau e ao trabalho de pesquisa científica.
O "Relatório da Pesquisa" mostra que os tipos de ensino médio de graduação não têm impacto significativo no senso de responsabilidade social de estudantes universitários e estudantes universitários que se formaram em escolas secundárias importantes nas principais escolas secundárias são mais altas do que os estudantes universitários que se formam nas principais escolas secundárias ; Palavras.
concurso da lotofácil 22
Liu Shibao, professor de Beijing Youth Political College, que está envolvido na educação de responsabilidade da juventude há muito tempo, disse que os direitos pessoais e as demandas de alguns estudantes universitários atingiram níveis sem precedentes e tudo é auto -centralizado Corrigir e manusear direitos e responsabilidades carece de gratidão e espírito de responsabilidade.
"A responsabilidade dos estudantes universitários não deve apenas ser responsável por suas vidas, mas também para ser responsável pela vida de outros. Os estudantes universitários têm a situação de" não um "em termos de responsabilidade da vida. Zhang Jianjun, professor associado do The the Escola de Humanidades e Direito da Universidade de Tecnologia de Hebei, pesquisadores.
De acordo com o "Relatório da Pesquisa", a responsabilidade cognitiva cognição de estudantes universitários contemporâneos (85,7 pontos), identidade (84,3 pontos) e ação (81,3 pontos) estão em alto nível, mas a percepção da responsabilidade da vida é maior que o reconhecimento, E ao mesmo tempo, é maior que a ação.
Entre eles, a conscientização dos estudantes universitários de valorizar seus corpos (84,8 pontos) e hedge de emergência (86,2 pontos) é compatível, o que é igual ou um pouco maior que o grau de ação em conformidade com as regras de tráfego (84,8 pontos).Para outros, a consistência cognitiva de "ver a justiça, mas também aprender a encontrar a justiça" (86,2 pontos), que é maior que a de "atividades de bem -estar do público social, como obrigação, doação de sangue, alívio de desastres, doação, etc." 80,6 pontos), "Vendo que os idosos na estrada caem, eles ajudarão os idosos e os ajudarão a entrar em contato com sua família ou hospitais" (78,6 pontos).
Aprender é dever de estudantes universitários.Os estudos na fase universitária são de grande importância para o crescimento e o sucesso futuros dos estudantes universitários.O "Relatório de Investigação" mostra que os estudantes universitários podem reconhecer a responsabilidade da aprendizagem, mas a falta de objetivos de aprendizado, especialmente na implementação do planejamento da aprendizagem.Em termos do senso de responsabilidade da vida e responsabilidade de aprendizado, estudantes universitários, especialmente diante da implementação das responsabilidades da vida de outras pessoas e da implementação dos objetivos de aprendizado, têm o fenômeno de "diferentes conhecimentos e ações", mostrando que os estudantes universitários têm "Distúrbios de ação" em responsabilidade social.
Falando da razão, Wei Jinping disse que o primeiro é o impacto de pensamentos negativos.Por exemplo, "o que tem algo a ver comigo", "Quais são os benefícios de mim", "não se trata de desligar", "Auto -aprimorando a neve da porta e o resto do creme de outros" social A responsabilidade não é determinada e completa.O segundo é da "auto -proteção" dos estudantes universitários ou da habilidade insuficiente.Se estudantes universitários tiverem sido tratados com injustiça quando experimentaram ou aprendem que outros serão tratados com injustiça quando forem responsáveis pela responsabilidade social, será natural.Como uma "pessoa quase -social", ainda há uma falta de recursos financeiros e recursos materiais necessários em termos de responsabilidade social.Terceiro, é afetado pelo ambiente ambiental de estudantes universitários, escolas e sociedade.Como o ensino incorreto dos pais, os estudantes universitários não têm canais, portadores ou plataformas de integridade social, sistema de integridade social incompleta, mecanismo de assistência jurídica incompleta, etc.
Algumas responsabilidades de alguns estudantes universitários não são totalmente compreensivos
"O conhecimento e a ação e o conhecimento e a ação invertidos" refere -se à responsabilidade social dos estudantes universitários em sua vida diária sem entender a responsabilidade social que eles deveriam. conhecendo a "verdade".
"Alguns fenômenos negativos na sociedade e as visões ou práticas incorretas dos alunos podem entrar na sala de aula. A chave é contar e discutir questões em que atitude e posição do professor" disse o professor associado Li Gui.
As escolas são o principal espaço das atividades de aprendizado dos estudantes universitários.O "Relatório de Investigação" apontou que, embora alguns estudantes universitários concordem emocionalmente com suas responsabilidades escolares e também estejam ativos em suas ações, eles não sabem o suficiente sobre quais responsabilidades devem ser.
"O senso de responsabilidade política dos estudantes universitários é um pouco baixa, especialmente a baixa percepção da responsabilidade política, e o" conhecimento e ação de cabeça para baixo "é mais proeminente. A responsabilidade é de 81,8 pontos, e a menor percepção da responsabilidade política é de 78,8,8 ações divididas, as ações de responsabilidade política são significativamente maiores que a conscientização da responsabilidade política (5,3 pontos na diferença entre os dois).
Em relação à situação internacional na China e à política externa (75,6 pontos) adotada pela China (75,6 pontos), 4,5%dos estudantes universitários não entendem, 8,3%não sabem muito, 24,3%do entendimento, um total de um total de 37,1%; Espírito da maioria dos professores e estudantes para fortalecer a confiança da estrada, a confiança teórica e a confiança institucional do socialismo com as características chinesas (81,8 pontos), 3,3%do desacordo, 4,4%do desacordo, 16,6%, um total de 24,3% ;
Pode -se observar que alguns estudantes universitários podem agir enquanto não conhecem bem e não concordam com as políticas e políticas do Partido e do Estado, o que é muito fácil de ser confundido e usado por pessoas que são "motivadas integrantes".Os dados também mostram que as contribuições dos estudantes universitários para o país (80,1 pontos) por meio de "apoio ou envolvimento em trabalhos de base" são inferiores aos "Chengcai relatados ao país" (85,2 pontos) e "apoia resolutamente a liderança do partido" (86.4 Pontos).
"Conhecer e pendurar" pode ser causado pelos pobres canais cognitivos da responsabilidade social dos estudantes universitários e "transtorno cognitivo" causados pelos pobres canais cognitivos dos estudantes universitários.Por exemplo, pais excessivos têm as responsabilidades sociais que os alunos devem suportar e o impacto negativo da educação orientada para o exame.Para outro exemplo, a atenção excessiva dos alunos a si mesmos e à psicologia inversa de "pregar" à "pregação" externa, para que os alunos não saibam como devem assumir e assumir a responsabilidade social, mas os estudantes universitários esperam que sua responsabilidade social ganhe um certo Retorno material ou espiritual (como tal, ajuda a melhorar os resultados abrangentes da avaliação, os quadros de estudantes selecionados ou a adesão à parte etc.) e uma responsabilidade social "racional da ferramenta" toma.Wei Jinping disse aos repórteres que a situação acima de professores e alunos foi confirmada.
"Alguns estudantes universitários têm forte utilitária em questões como ingressar na festa, avaliando os primeiros e outros problemas".Mas quando seu júnior entrou na festa, sua atitude veioUma grande mudança de 180 graus.
Atualmente, ainda existem vínculos fracos na educação ideológica e política em faculdades e universidades, mas as políticas na construção de instituições teóricas ideológicas e políticas, construção de equipes e construção de currículo não foram implementadas, e mesmo existem horas compressivas disfarçadas.As tendências não -profissionais selecionadas por alguns conselheiros, a tendência utilitária da espinha dorsal de alguns estudantes, a tendência de formalização e entretenimento de algumas atividades estudantis, a tendência fragmentada e de marginalização da construção da cultura do campus e assim por diante.
Educação de responsabilidade social para estudantes universitários deve começar de um pequeno lugar
"Quanta responsabilidade é, qual o tamanho do estágio da vida."Wei Jinping acredita que todos têm a única diferença entre a responsabilidade e a responsabilidade, e não há distinção.Para "tornar os valores centrais do socialismo em toda parte e sempre", é necessário implementar todos e implementar a responsabilidade de todos na vida cotidiana.No que diz respeito aos estudantes universitários, a educação da responsabilidade social por meio de estudantes universitários ajudará a melhorar o reconhecimento, identificação e prática dos principais valores do socialismo dos estudantes universitários, de modo a cultivar e praticar os valores centrais do socialismo no faculdades e universidades. concurso da lotofácil 22
"A educação responsável por estudantes universitários, combinando organicamente a visão de mundo, a perspectiva da vida, valoriza a educação e a sobrevivência e a educação da vida, pode ser tocada, visível, muito, muito específica". Professor Changcheng Dongfeng disse."A responsabilidade começa com os alunos, começando por pequenas coisas, começando de lado e começando a partir de agora".
O "Relatório de Investigação" propõe a execução sistematicamente da educação da responsabilidade social dos estudantes universitários ", Xiao Zhili" aprofundar a responsabilidade social da cognição de estudantes universitários, fortalecer a identidade da responsabilidade social dos estudantes universitários e orientar estudantes universitários para orientar estudantes universitários conscientemente cumprir a responsabilidade social.Coordenar a educação da educação de responsabilidade política dos estudantes universitários, educação de responsabilidade da vida, educação para a educação, educação de responsabilidade escolar e educação de responsabilidade de rede, atribua grande importância à responsabilidade política da faculdade, educação cognição e responsabilidade escolar, educação cognitiva, para que os alunos conheçam o mundo, Condições nacionais, condições do partido, condições escolares patrióticas, amam a festa, a escola de amor e amar os outros, a partir das necessidades de lugares difíceis, o lugar onde a festa e o país e as pessoas precisam construir suas carreiras, concentrando -se assim em A educação do valor central do socialismo.Ao mesmo tempo, preste atenção ao fortalecimento das responsabilidades da vida dos estudantes universitários, liderando as responsabilidades de aprendizado para liderar demonstrações e dar um jogo completo à função de educação de responsabilidade da rede.Educação de responsabilidade direcionada para estudantes universitários com diferentes gêneros, notas, escolas e disciplinas.Por exemplo, preste atenção ao fortalecimento da educação dos meninos, estudantes universitários de baixo grau, faculdades vocacionais e "211 engenharia" e educação de responsabilidade social para engenharia, estudantes de faculdades de medicina e assim por diante.
Wei Jinping sugeriu que comitês e governos partidários em todos os níveis deveriam atribuir grande importância, se preocupar e apoiar fortemente o desenvolvimento do ensino superior, servir melhor e ajudar faculdades e universidades a resolver dificuldades práticas, fazendo com que os estudantes universitários se sintam calorosos, entendam e apoiem.Todos os setores da sociedade devem prestar atenção e apoiar a educação da responsabilidade social em faculdades e universidades, doar mais estratégias de desenvolvimento científico e fazer mais sobre a entrega de carvão na neve, de modo que a responsabilidade dos estudantes universitários deve ser responsável e praticar o Valores centrais do socialismo.No nível do estado, províncias, municípios e universidades, concentram -se na promoção da pesquisa teórica e da exploração prática da teoria marxista e da educação ideológica e política, aumentam o apoio dos tópicos correspondentes, o treinamento de talentos e aumentam adequadamente o apoio da faculdade local marxista Disciplinas teóricas, diplomas de doutorado, pontos de mestrado apóiam fortes, melhoram e implementam estritamente as regras e regulamentos da construção de cursos de teoria ideológica e política para faculdades e universidades.
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com