Governo do Distrito Federal
4/03/22 às 10h21 - Atualizado em 4/03/22 às 10h23

Dia do Meio Ambiente africano e Dia de Wangari Maathai são celebrados com plantio de ipês no DF

COMPARTILHAR

 

Em celebração ao Dia do Meio Ambiente africano e ao Dia de Wangari Maathai — ambientalista queniana —, a Embaixada do Quênia no Brasil convidou o Escritório de Assuntos Internacionais e o Instituto Brasília Ambiental do Governo do Distrito Federal (EAI/IBRAM/GDF) para realizarem um plantio de ipês, na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Bosque, no Lago Sul. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (03).

 

Em seu discurso, Zuquim celebrou o fortalecimento das relações diplomáticas. Segundo ela, a celebração dessas datas demonstra o compromisso do povo africano com o ecossistema e a sustentabilidade. “É na defesa desses valores que nos reunimos neste espaço para realizar um simples gesto que carrega um simbolismo profundo. Além dos ipês, plantamos esperança, amizade, parcerias e o enorme desejo de que tudo isso crie raízes fortes em Brasília e no Quênia”, afirma.

 

 

O embaixador queniano, sr. Lemarron Kaanto, falou sobre o legado de Wangari Maathai. “Ela foi uma mulher de muitas facetas. Uma das primeiras da África a ter um PhD. Em 2004, ganhou um Nobel da Paz. A professora Wangari começou a ensinar mulheres a plantar árvores e protegeu os espaços públicos. Com o legado que ela nos deixou, acreditamos que podemos somar forças com o DF para também cuidar do meio ambiente”, diz.

 

E em nome do IBRAM, o secretário executivo Thulio Cunha Moraes também comemorou a iniciativa. “É uma honra para nós participarmos desse ato em uma unidade de conservação ambiental, dada a importância do legado de Wangari Maathai para a sustentabilidade e para a conservação. Seu exemplo de vida fica para as gerações do Brasil e do Quênia”, conclui Moraes.

 

Os ipês em homenagem ao Dia do Meio Ambiente africano e ao Dia de Wangari Maathai podem ser visitados no Arie do Bosque, no Lago Sul.

 

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br