Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/21 às 17h42 - Atualizado em 27/10/21 às 17h51

EAI apresenta perspectiva internacional da implementação dos ODS no GDF

 

 

 

Nesta sexta-feira (22), o Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) apresentou, sob a ótica internacional, a experiência da implementação da Agenda 2030 no DF, durante a Oficina de Desenvolvimento Urbano Sustentável – Etapa Centro-Oeste. O convite para a participação foi feito pela Associação Brasileira de Municípios (ABM).

 

Na ocasião, a assessora especial do EAI, Louise Alves, destaca o trabalho da Comissão Distrital para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), coordenada pela Secretaria de Economia do Distrito Federal (SEEC), salientando que o GDF buscou alinhar as diretrizes governamentais aos ODS . “A Agenda 2030 tornou-se a referência mais relevante para a formulação e implementação de políticas públicas nos governos subnacionais em todo o mundo”, enfatiza.

 

Segundo Alves, o EAI trabalha como agente de conexão internacional do GDF para a Agenda 2030. “As parcerias e acordos de cooperação internacional são a chave para viabilizar o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e o avanço na implementação, monitoramento e reporte da Agência 2030 em âmbito local”, relata.

 

A prefeita do município de Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo (SP), Renata Sene, também apresentou as boas práticas da cidade. “Encontramos nos ODS uma ferramenta estratégica de trabalho. Todos os gastos do município têm a obrigação de apontar quais ODS irá atender. Os funcionários locais também entenderam a grandeza de trabalharmos com os indicadores, e isso faz toda a diferença”, afirma Sene.

 

O encontro ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro e incluiu sessões com informações e ferramentas de planejamento do desenvolvimento do território, com base na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos municípios. Além disso, incluiu a apresentação de boas práticas de políticas públicas municipais baseadas nos ODS.

 

Sobre a Comissão Distrital para os ODS

 

Com o objetivo de internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implementação da Agenda 2030 no GDF, a Comissão é composta pela SEEC, como coordenadora, além do EAI, a Casa Civil e as secretarias de Economia, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br