Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/01/22 às 16h53 - Atualizado em 14/01/22 às 16h59

Embaixada da China apresenta vencedores do Concurso “Te vejo em Beijing 2022”

COMPARTILHAR

 

A cerimônia de encerramento do Concurso Cultural de Desenhos e Pinturas “Te vejo em Beijing 2022”, realizado pela Embaixada da China no Brasil com apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) e da Secretaria de Educação (SEDF), foi transmitida ao vivo, nesta sexta-feira (14), pelo canal da Embaixada no YouTube. O evento apresentou os 60 desenhos selecionados entre os 758 trabalhos inscritos, e revelou os cinco mais votados no perfil do Instagram da Embaixada (@embaixadadachina).

 

O concurso, que teve a participação de 22 escolas, teve o objetivo de promover os Jogos Olímpicos de Inverno 2022, em Beijing, na China. Além disso, o intuito foi desejar sorte a todos os atletas que participarão da competição nos períodos de 4 a 20 de fevereiro e 4 a 13 de março deste ano. 

 

O vice-governador do DF, Paco Britto, celebrou mais uma iniciativa de amizade e união entre a Embaixada da China e o GDF. “O setor criativo possui um enorme potencial de mobilização junto à população, sendo formador de consciência em diferentes áreas e temáticas. Mais do que entretenimento, os trabalhos submetidos são fruto de estudos e pesquisas sobre o Brasil e a China. Saliento ainda a frutífera parceria que mantemos com a Embaixada da China no DF”, ressalta o vice-governador. 

 

O Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, também comemorou o sucesso do concurso. “É uma alegria estar neste encontro virtual com todos vocês. Agradeço ao Governo do Distrito Federal por organizar essa campanha junto à nossa Embaixada, e felicito os autores premiados e a todos os participantes. Suas obras levam os melhores votos aos atletas, demonstram o espírito olímpico e fortalecem os laços entre chineses e brasileiros”, afirma. 

 

 

Alcance

 

Durante o período de exibição das 60 obras no Instagram @embaixadachina, o perfil alcançou mais de 26.200 contas, teve mais de 265.100 impressões e 27.220 interações com os posts. As vencedoras foram Kelly Ventura, de 32 anos; Natalya Reis e Victória Abreu, de 19 e 24 anos, do Instituto Confúcio da UNESP; Bianca Rocha de Magalhães, 19 anos, da Unijorge; Geovana Lemos da Silva, 18 anos, da UEG; e Emily Mayumi Okuno do Amaral, 16 anos, da Escola Estadual José Pires Alvim.

 

No Distrito Federal, a Escola Classe 15 de Ceilândia recebeu menção honrosa por ter o maior número de inscritos no concurso. Para a diretora Mariângela Oliveira, “o concurso oportunizou que nossas crianças fizessem pesquisas sobre a China e sua cultura, sobre os Jogos de Inverno. Foi um momento riquíssimo de aprendizagem. Tivemos dois entre os 60 desenhos selecionados e isso foi muito gratificante”, celebrou.

 

As autoras dos cinco desenhos mais curtidos ganharão um kit comemorativo dos Jogos Olímpicos de Inverno. Os demais participantes também receberão um brinde. 

 

Atletas

 

Quase ao final da cerimônia, dois atletas brasileiros que participarão dos Jogos em Beijing enviaram um recado aos concorrentes do concurso. “Fiquei impressionada com os desenhos e a idade dos autores. Todos são vencedores!”, enfatizou a atleta de Monobob Marina Tuono. “Parabéns a todos que participaram! O Brasil está indo forte e focado, torçam por nós, tenho certeza que vai ser um grande espetáculo”, afirmou o atleta de Bobsled Jefferson Sabino. 

 

Encerrando a celebração, o Ballet de Paraisópolis apresentou a Dança Temática dos Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing, com o tema “Together for a Shared Future” (Juntos por um futuro compartilhado). A coreografia é de Christian Casarin.

 

Para conferir os desenhos selecionados e saber mais sobre o concurso e sobre os Jogos de Inverno, visite a página @embaixadadachina no Instagram. 

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br