O Centro de Ensino Fundamental 427 de Samambaia recebeu, nesta quarta-feira (16), a Ministra Conselheira da Embaixada do Uruguai, Jimena Lema, e a Assistente Administrativa, Emma Barcena, em mais uma visita do Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA), uma iniciativa do Governo do Distrito Federal sob coordenação do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).
O estudantes apresentaram, em estandes temáticos, um pouco da cultura e diversidade presente nas cinco regiões do Brasil, bem como realizaram apresentações da música “Garota de Ipanema”, de dança, de capoeira, de rima e da quadrilha do grupo “Si Bobiá a Gente Pimba” de Samambaia.
Os alunos haviam visitado a embaixada uruguaia no dia 21 de setembro, também por meio do PEPA. Como devolutiva desse encontro, o CEF 427 recebeu a visita da representação diplomática para demonstrar a cultura brasileira e contar a história da escola desde a fundação, além de apresentar o contexto em que a unidade de ensino se insere, da perspectiva local até a regional.
O subchefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Emiliano Abreu, agradeceu a recepção da escola e disse que “o Programa Embaixadas de Portas Abertas é uma política pública de estado muito interessante pois transforma o privilégio que Brasília tem por ser a capital do Brasil e receber o corpo diplomático em uma oportunidade de integrar a população local à comunidade internacional que mora aqui”.
O administrador de Samambaia, Claudeci Martins, agradeceu à Embaixada e ao GDF pela oportunidade. “Esse tipo de ação aponta para os nossos jovens e adolescentes que existe um caminho a ser seguido, bolhas a serem furadas e espaços a serem conquistados. Parabéns por esse programa, e parabenizo também a toda a escola pelo empenho e dedicação nas apresentações.”
Na ocasião, a Ministra Conselheira da Embaixada agradeceu a recepção, dizendo que “agradeço ao Governo do Distrito Federal por organizar essa atividade. É muito importante para nós embaixadas conhecermos como é grande o Distrito Federal, a sua riqueza e sua diversidade”.
O Programa Embaixadas de Portas Abertas começou, como piloto, em 2015, e foi instituído oficialmente em 9 de agosto de 2017.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br