Governo do Distrito Federal
7/11/22 às 16h32 - Atualizado em 7/11/22 às 16h32

Embaixada dos Países Baixos lança a exposição “Resiliência: Histórias de Mulheres que Inspiram Mudança” em Brasília

COMPARTILHAR

 

Na última sexta-feira (04), com apoio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI/GDF) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo Distrito Federal (SECEC), foi inaugurada a exposição “Resiliência: Histórias de Mulheres que Inspiram Mudança”, de autoria da Fundação World Press Photo, realizada em parceira com a Embaixada do Reino dos Países Baixos em Brasília.

 

A Fundação, criada em Amsterdã no ano de 1955, tem como missão conectar o mundo a histórias que importam, por meio do trabalho de fotojornalistas e contadores de histórias de diversos países. Nesta edição, a World Press Photo apresenta uma seleção de fotos e histórias premiadas pela organização, que destacam a resiliência e os desafios de mulheres, meninas e comunidades.

 

 

Aberta ao público até o dia 18 de novembro, na Galeria Fayga Ostrower do Eixo Cultural Ibero-americano, a exposição traz para Brasília as diferentes vozes femininas, documentadas por 17 fotógrafos de 13 nacionalidades, com reflexões sobre os temas como violência de gênero, direitos reprodutivos e acesso a oportunidades iguais. 

 

Segundo a Chefe do EAI, Renata Zuquim, “não resta dúvida de que discutir sobre a questão de gênero permite a desconstrução da desigualdade, que se manifesta por exemplo na violência e discriminação contra as mulheres. Espero que esta exposição permita novos olhares e nos traga muitas reflexões sobre este tema”.

 

Para o Embaixador dos Países Baixos no Brasil, André Driessen, “os Países Baixos estão empenhados em proteger e promover os direitos humanos em todo o mundo”. Ao recomendar aos brasilienses uma visita à exposição, o Embaixador destaca a foto Crying for Freedom, da iraniana Forough Alaei, em que a fotógrafa documenta a maneira com que as mulheres no Irã se vestem como homens para entrar nos estádios de futebol.

 

Segundo Raphael Dias, curador da Fundação World Press Photo, “ao selecionar essas histórias, para nós foi muito importante trazer o protagonismo para as mulheres”. O curador também convida a população a conhecer a história de cada uma das mulheres ali expostas e adiciona que espera que “conhecendo cada uma dessas histórias, possamos refletir sobre a resiliência feminina nas nossas vidas”.

 

 

A seleção de fotografias também explora como as questões femininas e de gênero evoluíram no século XXI, assim como o fotojornalismo se desenvolveu para retratar tais assuntos. Alguns dos premiados artistas participantes da exposição são Anna Boyiazis, Jonathan Bachman, Catalina Martin-Chico, Olivia Harris e Maika Elan. 

 

 


Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br