Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/20 às 18h32 - Atualizado em 16/09/21 às 11h25

Espaço Criança é inaugurado em 5 UBS e 5 CRAS nesta quarta-feira durante videoconferência com a Embaixada da China

Cerimônias integram a iniciativa Adote um Espaço Criança, da Campanha Vem Brincar Comigo. Durante a videoconferência, foram entregues 10 espaços equipados pela Embaixada

 

 

Após uma terça-feira movimentada inaugurando espaços infantis em 3 CRAS e 2 UBS adotados pelas Embaixadas de cinco países, nesta quarta-feira (11) foram abertos dez novos Espaços Criança com doações da Embaixada da China em razão da adesão à iniciativa Adote Um Espaço Criança, no bojo da campanha Vem Brincar Comigo 2020, idealizada pela Primeira Dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha.  

 

A inauguração aconteceu durante uma cerimônia virtual entre o GDF, com os órgãos envolvidos na iniciativa, e a Embaixada da China representada pela Embaixatriz Lu Yanliu. Estavam presentes a Primeira Dama e Secretária de Desenvolvimento Social do DF Mayara Noronha, o Secretário de Saúde do DF Osnei Okumoto, a Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais, Renata Zuquim e a Subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares. 

 

“Essa ação por parte da China reflete a cooperação entre os nossos povos e o exercício da solidariedade em prol da população mais vulnerável do Distrito Federal. E nesse caso, as crianças, que serão atendidas de forma mais lúdica e confortável nesses espaços”, afirmou Renata Zuquim, Chefe do EAI. 

 

Para a Subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, “A campanha Vem Brincar Comigo é sempre idealizada com interesse de alcançar as crianças em situação de vulnerabilidade do DF, e neste ano pensamos em inovar e promover a revitalização dos espaços”, disse. 

 

As unidades adotadas pela Embaixada chinesa foram os Centros de Referência em Assistência Social do Gama, Planaltina, Ceilândia Sul, Estrutural e Samambaia Sul, além das UBS de Sol Nascente, Samambaia, Santa Maria, Varjão e Riacho Fundo II. Durante a videoconferência, foram mostradas imagens ao vivo dos espaços e um vídeo gravado pela Agência Brasília.  

“Eu e meu marido, assim como todos da Embaixada nos sentimos brasilienses e muitos de nós também somos pais, então é natural que manifestemos nosso gesto de solidariedade, especialmente no contexto da pandemia, quando as crianças precisam do amor e carinho”, disse a Embaixatriz da China, Lu Yanliu. 

 

O projeto de adoção dos espaços pelas Embaixadas, que contou com o aopio da Primeira Dama, foi fruto de uma parceria entre o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), a Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) e a Secretaria de Saúde (SES), com base nos princípios VII e VIII da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, de 1959, que preconizam o direito da criança em  desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras, os quais deverão estar dirigidos para educação, e que estabelece que a criança deve – em todas as circunstâncias – figurar entre os primeiros a receber proteção e auxílio. 

 

O Secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, agradeceu a cooperação contínua entre o DF e a China e complementou: “A Secretaria de Saúde está sempre de braços abertos para compartilhar momentos como esse”, disse. 

 

Para a Primeira Dama do DF, Mayara Noronha Rocha, “A mensagem de união, de amor e de fortaleza ficou muito clara. Os espaços que foram adotados pela China, além de levar alegria, levam a expectativa de um futuro melhor e demonstram a atenção da China e do GDF para a infância”, disse. 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br