A aula dos estudantes e professores do Centro de Ensino Fundamental 03 de Taguatinga, nesta quinta-feira (31), aconteceu na Embaixada do Panamá. A visita foi promovida pelo Programa Embaixadas de Portas Abertas (PEPA) – coordenado pela Secretaria de Relações Internacionais, com apoio da Secretaria de Educação e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília.
A iniciativa teve o objetivo de apresentar a cultura e história panamenha aos jovens brasilienses, enquanto possibilitou que o corpo diplomático residente estreitasse os laços com a comunidade local.
Os participantes já haviam estudado sobre o Panamá em sala de aula, mas foi no encontro desta manhã que o conteúdo pôde ser traduzido em realidade e vivência cultural. Eles assistiram às apresentações das danças folclóricas, experimentaram a culinária típica, ganharam bandeirinhas e ainda celebraram com um bolo a data da Independência do Panamá, ocorrida em 03 de novembro de 1903.
Em clima de descontração, todos puderam interagir tirando suas dúvidas sobre a nação e participando de um quizz com premiações. Chamou a atenção, por exemplo, a explicação sobre a origem de “Panamá”, que vem da língua indígena nacional e significa “abundância de peixes, árvores e borboletas”.
O ponto alto do encontro foi marcado pela plantação de quatro árvores nos jardins da Embaixada, sendo três ipês branco, amarelo e rosa e um flamboyant, o que simbolizou a importância do cuidado coletivo com o Distrito Federal.
Representando a escola, a aluna Eliada Rebeka Araújo de Souza proferiu palavras em espanhol para agradecer o encontro, além de citar as qualidades que percebeu sobre o Panamá como país economicamente estratégico.
A Chefe de Missão e Encarregada de Negócios da Embaixada, Sra. Nadiuzka Ramos Troetsch – ocupante do cargo mais elevado –, pôde conduzir as principais etapas das atividades. Também estiveram presentes e reafirmaram o compromisso com a manutenção do Programa Embaixadas de Portas Abertas, a Secretária Adjunta de Relações Internacionais, Renata Ceze Caram Zuquim, e o Diretor de Programas e Projetos Educacionais, Radson Lima Vila Verde.
Essa foi a 68ª visita do programa e o Panamá foi a 63ª representação diplomática participante. O próximo encontro do PEPA com participação das duas instituições acontece em novembro, por meio da visita da Embaixada até a CEF 3 para conclusão dos trabalhos realizados.
Relação Brasil-Panamá: As relações entre o Brasil e o Panamá são tradicionalmente amistosas. A importância adquirida pelo país como economia dinâmica e base logística de comércio e serviços fundamenta o empenho do Brasil na ampliação dos laços bilaterais. Em 2018, o comércio entre Brasil e Panamá totalizou US$ 1,94 bilhão.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br