Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/09/21 às 18h18 - Atualizado em 20/09/21 às 18h22

GDF discute cooperação internacional para reduzir violência contra mulher

 

A diminuição da violência contra a mulher foi tema de uma reunião, nesta segunda-feira (20), entre a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) e a titular da Secretaria da Mulher (SMDF), Ericka Filippelli. O encontro ocorreu no Palácio do Buriti.

 

Um dos assuntos tratados no encontro foi como a cooperação internacional pode potencializar os projetos e programas do Distrito Federal que visam a diminuição da violência contra a mulher. Como exemplo, a chefe do EAI apresentou o programa “Calma – Linha de Escuta para Homens”, aplicado em Bogotá, na Colômbia. Em resumo, a iniciativa é um serviço de escuta telefônica para auxiliar homens a administrarem situações emocionais evitando, assim, possíveis situações de violência.

 

“A cooperação internacional é fundamental para que as melhores práticas possam ser aplicadas em benefício da população. Tanto é, que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 fala a respeito de parcerias e meios de implementação. O projeto Linha Calma, de Bogotá, é uma inspiração para o desenvolvimento de políticas que diminuam a violência contra a mulher no Distrito Federal”, afirma Zuquim.

 

Para a secretária Érica, tudo está interligado. “Como Secretaria da Mulher, nos enquadramos muito no ODS 5, que versa sobre igualdade e gênero. Mas também trabalhamos com diversos outros ODS, já que a mulher está presente em todos os campos sociais. E quando baseamos nossas ações em parâmetros e ações internacionais, potencializamos as chances de que elas sejam eficazes”, afirma Filippelli.

 

Refugiados

 

Outro tema presente na pauta da reunião foi o de refugiados. Entre outros pontos, a chefe do EAI e a secretária da Mulher falaram sobre independência econômica dessas famílias por meio da capacitação e da inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br