Governo do Distrito Federal
9/11/22 às 14h52 - Atualizado em 9/11/22 às 14h53

GDF e Embaixadas promovem Concerto Ibero-americano com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro

COMPARTILHAR

 


O Governo do Distrito Federal promoveu nesta terça-feira (8/11) o Concerto Ibero-americano, fruto de uma parceria entre o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI/DF), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC/DF) e as Embaixadas do Grupo de Países da América Latina e do Caribe (GRULAC), juntamente com as Embaixadas de Portugal e Espanha.

 

O concerto aconteceu no Teatro Plínio Marcos do Eixo Cultural Ibero-americano, e integrou as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e as festividades pela titulação de Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas 2022.

 

 

Para abrir o espetáculo, o maestro Cláudio Cohen, regente do concerto e diretor da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, disse que “hoje é uma noite muito especial, porque vamos poder apreciar ritmos e toda a riqueza da cultura da Ibero-América”. 

 

Na sessão, a Orquestra apresentou peças musicais de 19 países e contou com a participação especial dos músicos convidados Ricardo Zúñiga e Rodolfo Lopez, respectivamente do Panamá e do Paraguai.

 

 

Ao afirmar que as Embaixadas sentem-se em família com o Governo do Distrito Federal, a embaixadora de Barbados no Brasil e presidente do GRULAC, Tonika Sealy-Thompson, relata: “Como filha de músicos, a honra vai além do que posso expressar como embaixadora” e enfatiza que “a cultura une, fala e nos abraça”. 

  

Na ocasião, a chefe do EAI/DF, Renata Zuquim, destacou que “não resta dúvida de que a música é uma das mais cativantes expressões artísticas, com seu poder de arrebatar gerações, e a musicalidade ibero-americana exemplifica nossa afinidade fraternal, enquanto nos difere em cada singularidade”.

 

 

Brasília: Capital Ibero-americana das Culturas

 

Como Capital Ibero-americana das Culturas 2022, Brasília promove, ao longo de todo o ano, uma programação especialmente voltada ao fortalecimento dos vínculos históricos e da identidade ibero-americana, dedicando-se a celebrar a riqueza cultural e intelectual dessa comunidade que abrange mais de 700 milhões de pessoas.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br