Governo do Distrito Federal
24/03/22 às 19h14 - Atualizado em 24/03/22 às 19h16

GDF e Escritório do Quebec em São Paulo reúnem-se para discutir empregabilidade de brasileiros no Canadá

COMPARTILHAR

 

A Chefe e o Subchefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), Renata Zuquim e Emiliano Abreu, encontraram-se nesta quinta-feira (24) com membros do Escritório do Quebec em São Paulo (BQSP) e com o Chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho (SETRAB) do GDF, José Messias da Silva, para discutir sobre a possibilidade de conectar oportunidades de trabalho no Quebec, nos mais variados setores, com profissionais brasileiros. Bard Nordby e Hércules Kuster, Diretor de Serviços de Imigração e Adido de Promoção e Prospecção do BQSP, respectivamente, foram os representantes presentes na reunião. 

 

O “Journées Québec BRÉSIL” é um projeto do BQSP que busca recrutar trabalhadores brasileiros para atuar no Quebec nas áreas de games, manufatura, saúde, enfermagem, tecnologia e informação, entre outras. A missão de recrutamento é organizada juntamente com a Québec en tête (Quebec na cabeça), um portal de informações destinado a orientar e a informar as pessoas que planejam se estabelecer no Canadá, bem como os recém-chegados na cidade de Quebec e região, para apoiá-los nos seus passos iniciais de instalação e integração socioprofissional. 

 

A Chefe do EAI, Renata Zuquim, ressaltou que “no GDF buscamos envolver pautas diversas e integrá-las em um único programa, buscando potencializar essa ação e expandir o seu alcance. E o que mais me chamou a atenção nesse programa foi justamente o fato de o trabalhador ir para fora do país, ganhar o conhecimento e a qualificação na área específica e trazer de volta toda essa bagagem para o Brasil, podendo repassar todo esse conhecimento.”

 

 

“O papel da SETRAB é ser uma espécie de “RH” das empresas locais, não só encaminhando, mas também qualificando o empregado, buscando em conjunto com as empresas quais são suas principais demandas e déficits. É interessante para o governo trazer empresas de fora para o Distrito Federal, pois é benéfico para a economia local, para a população e principalmente para o empregado, que tem o acesso à capacitação, ao emprego e à indústria, tendo suas demandas atendidas”. citou o Chefe de Gabinete da SETRAB, José Messias da Silva.

 

Hércules Kuster, Adido de Promoção e Prospecção do BQSP, falou sobre o projeto “Journées Québec BRÉSIL”. “Nosso objetivo é promover as oportunidades profissionais que existem em Quebec para trabalhadores brasileiros em alguns setores específicos, de acordo com a necessidade do Governo do Quebec. Dentro disso, temos o nosso programa de mobilidade temporário, que auxilia não só o Quebec, pois ajuda no processo de carência de mão de obra muito forte que existe na indústria local, mas também o Brasil na questão da diminuição da taxa de desemprego,  ajudando também a perspectiva de transferência de tecnologia”.

 

O “Journées Québec BRÉSIL” faz  parte do Québec International, agência de desenvolvimento econômico da região de Quebec, que supervisiona atividades de recrutamento no exterior juntamente com estabelecimentos de ensino e/ou empregadores. O portal é gerenciado em colaboração com atores regionais e governamentais envolvidos no processo de imigração.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br