Governo do Distrito Federal
25/03/22 às 20h29 - Atualizado em 25/03/22 às 20h35

GDF e o Escritório do Quebec em São Paulo visitam a Fábrica Social: Centro de Capacitação Profissional

COMPARTILHAR

 

A Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), Renata Zuquim, se encontrou nesta sexta-feira (25) com membros do Escritório do Quebec em São Paulo (BQSP) e com o Secretário de Estado da Secretaria de Trabalho (SETRAB) do GDF, Thales Mendes Ferreira, para uma visita técnica à Fábrica Social, um Centro de Capacitação Profissional que cria oportunidades para os alunos para que consigam ser inseridos no mercado de trabalho e tenham autonomia socioeconômica. Bard Nordby e Hércules Kuster, Diretor de Serviços de Imigração e Adido de Promoção e Prospecção do BQSP, respectivamente, foram os representantes presentes na visita. 

 

 

A visita técnica à Fábrica Social se dá como desdobramento da aproximação do EAI com o projeto “Journées Québec BRÉSIL”, do BQSP, que busca recrutar trabalhadores brasileiros para atuar no Quebec nas áreas de games, manufatura, saúde, enfermagem, tecnologia e informação, entre outras. 

 

 

A Chefe do EAI, Renata Zuquim, ressaltou que “A BQSP facilita a qualificação no idioma francês de pessoal técnico em áreas estratégicas para o Quebec, atuando em parceria com entes locais para construir relações sustentáveis de recrutamento profissional em que ambas as localidades saiam ganhando. Quando essas pessoas vão para o Quebec, ganham experiência profissional, voltam e transferem esse aprendizado para a cidade.” 

 

 

O Secretário da SETRAB, Thales Mendes Ferreira falou sobre o trabalho executado pela Fábrica Social. “O que vemos hoje na Fábrica Social, não se vê em nenhum estado do Brasil, quando se fala da área social na indústria têxtil. A capacidade da Fábrica Social hoje é de 1.500 alunos, hoje com o número reduzido devido a pandemia. E a ideia do Governo do Distrito Federal é ampliar isso. Descentralizar a Fábrica Social para outras cidades. O governo de Brasília vai investir ainda este ano 2 milhões de reais em programas de qualificação profissional.”

 

 

 

“É uma experiência internacional que leva mão de obra não existente no Quebec até a região, qualifica o empregado que volta para o Brasil com uma bagagem, auxiliando no processo de transferência de tecnologia.” afirmou, Hércules Kuster, Adido de Promoção e Prospecção do BQSP.

 

 

 

O “Journées Québec BRÉSIL” faz  parte do Québec International, uma agência de desenvolvimento econômico da região de Quebec que supervisiona atividades de recrutamento no exterior juntamente com estabelecimentos de ensino e/ou empregadores. O portal é gerenciado em colaboração com atores regionais e governamentais envolvidos no processo de imigração.

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br