Governo do Distrito Federal
13/05/22 às 14h30 - Atualizado em 13/05/22 às 15h17

GDF lança exposição “Viver Brasília: Uma Perspectiva Internacional” no Museu de Arte de Brasília

COMPARTILHAR

 

 

A exposição “Viver Brasília: Uma Perspectiva Internacional” foi lançada nesta quinta-feira (12), no Museu de Arte de Brasília (MAB). Promovida pelo Escritório de Assuntos Internacionais, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal (EAI/SECEC/GDF), a iniciativa tem o objetivo de evidenciar o olhar dos embaixadores residentes em Brasília sobre a capital federal e aprofundar a relação do corpo diplomático com a história e a cultura do DF.

 

 

O projeto teve início em outubro de 2021, quando dez representantes diplomáticos participaram de um passeio por monumentos e pontos históricos da cidade e registraram os detalhes que mais lhes chamaram a atenção. O percurso foi baseado no livro “Roteiro Geopoético de Brasília”, de autoria da jornalista, escritora e poeta Amneres Santiago.

 

 

Representações Participantes da 1ª Edição:

 

  • Bélgica
  • Cameroun
  • Eslovênia
  • Espanha
  • Irlanda
  • México
  • Nigéria
  • Panamá
  • Reino Unido
  • Singapura

 

 

Para o vice-governador do Distrito Federal, Paco Brito, “ao pensar em ‘viver Brasília’, é inevitável que venham ao nosso imaginário as grandes obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa e o esplendoroso céu sob o qual vive um povo que acolhe pessoas vindas de todos os cantos do Brasil e do mundo. ‘Viver Brasília’ se refere à oportunidade de conhecer esta cidade em suas mais variadas faces e esquinas”.

 

 

Segundo a chefe do EAI, Renata Zuquim, é nesse cenário que o projeto objetiva aproximar a população das representações diplomáticas aqui presentes. “Sempre digo que Brasília tem em si uma vocação internacional: abriga uma das comunidades diplomáticas do mundo, além de ser sede de inúmeros organismos internacionais. Nosso povo recebe de braços abertos seus visitantes e os representantes das diversas nações e culturas que, por um tempo, passam a fazer parte da vida cotidiana dos brasilienses”, ressalta Zuquim.

 

 

Na ocasião, o titular da SECEC, Bartolomeu Rodrigues, colocou o MAB à disposição das embaixadas. “Este museu está aberto, de portas escancaradas para receber as culturas de todos vocês. Porque é assim que a gente aprende, é assim que as nações devem conviver, pela arte e pela cultura, e vamos criando uma atmosfera de amizade, fraternidade, compreensão e tolerância”, observa.

 

 

Representando os diplomatas participantes da primeira edição do Viver Brasília, o embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, acredita que integrar os diplomatas no DF é fácil. “Porque esta é uma cidade naturalmente acolhedora. Desde o início tem pessoas cheias de esperança do Brasil inteiro. É uma mistura de culturas, da moqueca ao pastel, do caldo de cana ao chimarrão, é a aquarela do Brasil. O brasiliense é realmente acolhedor e solidário”, comenta o embaixador.

 

 

 Exposição

 

 Ao ver o resultado do percurso realizado com os embaixadores, a jornalista Amneres Santiago considerou que o trabalho atingiu seu objetivo. “A exposição mostra que estamos no caminho certo na missão de levar brasileiros e visitantes de outras nações a conhecerem e reconhecerem nossa capital com suas histórias, mitos e tesouros da arquitetura e da arte modernistas. Essas características tornam nossa cidade, tombada como patrimônio cultural da humanidade, única no mundo contemporâneo”, afirma.

 

 

A exposição pode ser visitada gratuitamente no MAB durante toda a semana — exceto às terças, quando o Museu não é aberto — das 10h às 19h. Para saber mais sobre o projeto e conferir as fotos dos embaixadores, visite o site https://eaigdf.wixsite.com/viverbrasilia.

 

Parceiros e apoiadores do Projeto:

 

  • Museu de Arte de Brasília (MAB)
  • Transportes Coletivos de Brasília – TCB
  • Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB)
  • Brasília Palace Hotel
  • BSB Molduras
  • Sanabria Casa de Vinhos e Fermentados

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br