Governo do Distrito Federal
3/11/22 às 9h16 - Atualizado em 3/11/22 às 9h19

GDF participa de cerimônia em comemoração ao Mandela Day

COMPARTILHAR

 

 

A Embaixada da África do Sul no Brasil realizou, no dia 18 de julho, uma ação social na Associação Lar Infantil Chico Xavier, em comemoração ao Dia Internacional de Nelson Mandela (Madela Day), que ocorre em homenagem ao aniversário do líder sul-africano, falecido em 2013. Estiveram representados no evento a Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (SEDES) e o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI).

 

Como parte das celebrações, foram entregues na sede da Associação alimentos e materiais de limpeza e higiene, arrecadados com outras oito embaixadas sediadas em Brasília. Na mesma oportunidade, a Embaixada Sul-africana revitalizou a horta da instituição e preparou um almoço para as crianças e para os funcionários do Lar.

 

Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, “o Mandela Day é uma oportunidade para reconhecer e celebrar os valores e os ensinamentos deixados por Nelson Mandela e sua dedicação à promoção dos direitos humanos fundamentais e a luta pela justiça social que, hoje, vemos concretizadas de alguma forma”. Zuquim agradece ao Governo da África do Sul, que por meio desta iniciativa, não só estreita a relação com o Brasil e com o Distrito Federal, mas também planta uma semente de proteção e carinho, principalmente com as crianças do Larzinho Chico Xavier.

 

 

Segundo o Embaixador da África do Sul no Brasil, Vusumuzi Mavimbela, todos os anos no Madela Day a Embaixada escolhe uma instituição para receber donativos. “O nosso objetivo neste dia é ajudar e assistir aqueles que mais necessitam. E hoje, neste cantinho de Brasília, assim como em todo o mundo, o nosso desejo é propagar as ideias de Nelson Mandela, que dedicou sua vida a ajudar o próximo”, afirma.

 

A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, representante da SEDES, também falou sobre a ação. “O trabalho social que é desenvolvido na SEDES vem de um legado de grandes nomes como o de Nelson Mandela, e é com muita satisfação e honra que digo que tudo que acontece aqui no Larzinho Chico Xavier tem um dedo da Secretaria”.

Para o presidente do Larzinho Chico Xavier, Sylvio Pétrus Júnior, graças a grande parceria com o Governo do Distrito Federal a instituição pode dar o melhor atendimento às crianças acolhidas. “Se tivéssemos mais ‘Nelsons Mandelas’, nós teríamos mais paz, tolerância e respeito entre as pessoas. O Larzinho Chico Xavier nesses 25 anos, não tem somente a missão de acolher essas crianças, mas deixar claro para elas que possuem direitos, como o de ter uma família, de ter oportunidades e de serem felizes, para que elas saiam fortalecidas daqui”, afirma.

 

 

 

 

 

 

Mandela Day

 

Em reconhecimento à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura de paz e liberdade, a Assembleia Geral da ONU declarou 18 de julho o “Dia Internacional de Nelson Mandela”. A resolução A/RES/64/13 reconhece os valores de Mandela e sua dedicação ao serviço da humanidade.

O tema global do Mandela Day 2022 é “Do what you can, with what you have, wherever you are” (Faça o que puder, com o que tiver, onde quer que você esteja) em vista do crescimento contínuo da desigualdade social e do impacto destrutivo da pandemia de Covid-19.

A Embaixada fez uma doação de mil cestas básicas para o mesmo instituto na celebração do Mandela Day de 2021.

 

A Associação Lar Infantil Chico Xavier

 

Instituição privada, sem fins lucrativos, criada para acolher, em caráter transitório, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Lar recebe crianças e jovens que tiveram seus direitos fundamentais violados, encaminhados pela Vara da Infância e Juventude para acolhimento e cuidados de forma provisória, na modalidade Casa Lar, trabalhando com o foco no suporte afetivo e emocional.

 

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br