Governo do Distrito Federal
22/03/22 às 17h56 - Atualizado em 22/03/22 às 17h59

GDF se reúne com a Embaixada do Paraguai para tratar de colaborações na área da cultura

COMPARTILHAR

 

A chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), Renata Zuquim, se reuniu nesta terça-feira (22), com a Ministra Nimia da Silva, Vice chefe da Embaixada do Paraguai, para tratar de eventos culturais a serem realizados em Brasília ao longo do ano de 2022 pela Embaixada, em parceria com o GDF. 

 

A reunião também contou com a presença da Conselheira da Embaixada, Alicia Pérez, a Primeira Secretária e encarregada de temas culturais da Embaixada, Laura Núñez, a Primeira Secretária da Embaixada, Teresa Gauto, a Primeira Secretária da Embaixada, Noella Villalba e a Assessora Especial do Gabinete do Secretário de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC), Samea Andrade. 

 

Entre os pontos comuns explorados estão as comemorações da data nacional do Paraguai, celebrada nos dias 14 e 15 de maio. A Embaixada apresentou propostas de eventos nas áreas da música clássica e lírica, além da dança. Também foram abordados os equipamentos culturais presentes em Brasília, entre eles os espaços recentemente revitalizados e reformados pela SECEC, como o Espaço Cultural Renato Russo. 

 

A Ministra da Embaixada do Paraguai, Nimia da Silva, ressaltou que “a embaixada tem grande interesse em fechar parcerias com os espaços culturais de Brasília para apresentar um pouco da cultura paraguaia na cidade.”

 

 

Também foi discutida no encontro a programação do projeto Brasília – Capital Ibero-americana das Culturas (CIC 2022), que teve início em fevereiro com a reabertura da Galeria Fayga Ostrower, localizada no Eixo Cultural Ibero-americano (antigo Complexo Cultural Funarte de Brasília). 

 

A Chefe do EAI, Renata Zuquim, falou sobre a importância das parcerias entre o GDF e a comunidade internacional ao longo de 2022. “Apresentar as culturas ibero-americanas à população é um grande legado, principalmente àquelas pessoas que não têm o acesso facilitado a essas iniciativas. Outro legado que iremos deixar é o Eixo Cultural Ibero-americano, antiga Funarte, e diversos outros espaços culturais que já estão sendo reformados e revitalizados. Ter contato com outros países e suas culturas é um privilégio para todos nós.”, afirma.

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br