Governo do Distrito Federal
17/02/22 às 16h10 - Atualizado em 17/02/22 às 16h16

GDF se reúne com representantes da Espanha para discutir ações em prol da cultura ibero-americana

COMPARTILHAR

 

 

O Escritório de Assuntos Internacionais e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal (EAI/SECEC/GDF) se reuniram nesta quinta-feira (17) com o diretor do Espanhol no Mundo, do Ministério de Relações Exteriores da Espanha, Guillermo Escribano, e com representantes da Embaixada da Espanha no Brasil. Entre outros assuntos, o encontro tratou de ações relacionadas ao título de Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas (CIC) 2022.

 

A visita de Escribano a Brasília foi realizada devido à sua participação na 2ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), realizada na capital brasileira de 16 a 18 de fevereiro deste ano. O evento tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre estratégias de promoção das duas línguas e oportunizou o encontro entre o GDF e as autoridades espanholas.

 

No contexto do tema da CILPE 2022 – “Línguas, Cultura, Ciência e Inovação” -, a chefe do EAI, Renata Zuquim, destaca que “muitas das atividades pensadas para comporem o cenário de Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas envolvem as temáticas da língua, inovação e cultura”, diz. “Além desse título, nossa capital também assumiu a vice-presidência temática de cultura pelo próximo biênio”, lembra Zuquim, se referindo aos títulos concedidos pela União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI).

 

Na ocasião, o titular da SECEC, Bartolomeu Rodrigues, falou sobre os planos para os equipamentos culturais da cidade. “Todos os espaços públicos culturais de Brasília sob responsabilidade da SECEC estão passando por manutenções e sendo revitalizados”, afirma. “Entre os eventos pensados para ocupar os espaços públicos em ocasião da CIC 2022, estará a Mostra de Cinema Ibero-americano”, adianta o secretário.

 

Ao ouvir sobre o planejamento brasiliense, Escribano lembra que “a cultura é um motor para o desenvolvimento e para a economia” e oferece apoio para o desenvolvimento de ações. “Estamos com a mão estendida para pensarmos em projetos de cooperação”, finaliza.

 

Continuidade

 

Após a reunião com os representantes da Espanha, os titulares do EAI e da SECEC continuaram os diálogos sobre a programação cultural planejada para celebrar Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas. As atividades previstas deverão envolver o GDF e as representações diplomáticas ibero-americanas presentes na capital.

 

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br