DA AGÊNCIA BRASÍLIA
Para comemorar os 80 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre a Sérvia e o Brasil, o Palácio do Buriti recebe, a partir desta quinta-feira (22), a exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata.
Até 16 de março, 20 painéis dispostos no Salão Branco exibirão o trabalho criativo do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o panorama das cidades onde ele esteve, fotografias da vida privada, documentos e itens pessoais.
Falecido em 1975, Andric teve uma intensa carreira diplomática. Morou em várias cidades europeias como representante do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e posteriormente do Reino da Iugoslávia.
Seguindo a carreira diplomática do escritor, a mostra já passou por todos os países europeus onde ele viveu e trabalhou. Agora, será a primeira vez na América Latina.
Andric nasceu em 1892 na pequena aldeia de Dolac, nas cercanias de Trávnik, na Bósnia — naquela época, pertencente ao Império Austro-Húngaro. O pai, artesão, morreu quando Andric tinha 3 anos. Assim, ele foi criado pela mãe e pela tia.
Embora tivesse figurado em antologias, publicou o primeiro livro em 1918, uma coletânea de poemas em prosa com o título Ex Ponto.
A partir de 1920, foi membro do Corpo Diplomático da Iugoslávia. Cumpriu missões no Vaticano (Itália), em Genebra (Suíça), em Madri (Espanha), em Bucareste (Romênia), em Paris (França), em Bruxelas (Bélgica) e em Berlim (Alemanha), entre outras cidades. Nesse período, publicou algumas obras.
Preso na Segunda Guerra Mundial, só voltou a publicar após o fim do conflito armado. Em 1961, foi premiado com o Nobel de Literatura.
Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata
Abertura
22 de fevereiro (quinta-feira)
19 horas
Visitação
Até 16 de março (sexta-feira)
Das 8 às 18 horas, de segunda a sexta
Salão Branco do Palácio do Buriti (Eixo Monumental)
Entrada gratuita
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br