Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/08/21 às 17h24 - Atualizado em 16/09/21 às 11h22

Vice-governador do DF se reúne com Embaixada da África do Sul

Reunião foi promovida para estreitar laços entre o país africano e o DF.

 

O vice-governador do Distrito Federal (DF), Paco Britto, se reuniu nesta quarta-feira (04) com o embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela. A reunião foi promovida pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) e teve como objetivo estreitar os laços entre a Embaixada e o governo distrital. Na ocasião, o embaixador agradeceu pelo apoio na ação ocorrida  no dia de Nelson Mandela, 18 de julho.

 

“Nos colocamos mais uma vez à disposição para aumentarmos a integração com a África do Sul, não somente na área econômica, mas também na área cultural”, diz Britto.

 

A chefe do EAI, Renata Zuquim, destaca que o Escritório de Assuntos Internacionais trabalha pela aproximação da comunidade diplomática residente em Brasília e a população local por meio da cooperação. “A Embaixada da África do Sul é um dos parceiros habituais de nossa cidade, participando de todas as iniciativas organizadas pelo GDF”, afirma.

 

Para o embaixador Vusi Mavimbela, “é uma grande honra encontrar o vice-governador para falar sobre áreas de possível cooperação. O meu escritório e o do vice-governador continuarão engajados nisso”, reitera.

 

 

Parceria

Por ocasião do Mandela Day, celebrado em 18 de julho, a Embaixada da África do Sul realizou uma doação de alimentos e itens de higiene pessoal ao Larzinho Chico Xavier, em Brasília (DF). A iniciativa contou com o apoio do EAI e integrou as ações da campanha Solidariedade Salva, coordenada pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância do GDF.

 

Relações diplomáticas

Brasil e África do Sul estabeleceram relações diplomáticas em 1948, quando uma Missão diplomática brasileira foi aberta em Pretória. Também em 1948, a África do Sul abriu Missão no Brasil, que foi transformada em Escritório de Representação em 1952 e, em 1971, convertido em Embaixada.

Tanto Brasil quanto África do Sul são países membros dos grupos IBAS, BRICS, BASIC, G20 financeiro e G20 comercial.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br