Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/19 às 22h52 - Atualizado em 5/09/19 às 20h32

GDF e Embaixada da França iniciam o projeto de escola intercultural bilíngue

 

Fotos: Divulgação

 

Nesta quarta-feira (28), o governo do Distrito Federal, por meio da representação de suas secretarias, celebrou a implementação do projeto “Escola Intercultural Bilíngue” e os 60 anos da primeira construção francesa em Brasília — pedra fundamental , em solenidade na Embaixada da França.

 

Firmado em maio, por meio de um acordo entre o governo do Distrito Federal, a Secretaria de Relações Internacionais, a Secretaria de Educação e a Embaixada da França, o projeto de ensino bilíngue iniciou suas atividades em agosto. Durante três anos, a iniciativa capacitará 30 professores do Centro Educacional do Lago Norte (CEDLAN) para ensinar suas matérias na língua francesa para cerca de 350 estudantes.

 

Outras iniciativas em vigor no Distrito Federal, fruto da cooperação França-Brasília, também foram destacadas. A exemplo, o programa “Embaixadas de Portas Abertas” promove visitas entre embaixadas e escolas da rede pública, nas quais são transmitidas informações sobre a história, a geografia, a cultura e as tradições dos países de representação e das regiões em que as escolas estão inseridas. E ainda, o programa de bolsa integral concedida a alunos da rede pública para o estudo de francês na Aliança Francesa – iniciativa de quase seis décadas que já formou milhares de alunos.

 

No encontro, estiveram presentes o Diretor da Aliança Francesa, Matthieu Bernard, o Ministro conselheiro da Embaixada da França, Gilles Pécassou, a Secretária-adjunta de Relações Internacionais, Renata Zuquim, embaixadores, educadores e representantes de universidades.

 

“O estabelecimento de um importante centro cultural internacional é uma clara demonstração do interesse em desenvolver laços duradouros de cooperação entre a França e o Brasil. Esses 60 anos de bom relacionamento entre os dois países se materializa em várias iniciativas de impacto educacional e cultural no Distrito Federal”, explica Renata Zuquim, Secretária-adjunta de Relações Internacionais.

 

 

60 anos de cooperação França-Brasília

 

No dia 25 de agosto de 1959, o então Ministro Francês da Cultura, André Malraux, encontrou-se, em Brasília, com o Presidente da República da época, Juscelino Kubitschek. Juntos, eles colocaram a pedra fundamental da Casa da Cultura Francesa, que viria a se tornar, em 1962, a Aliança Francesa de Brasília.

 

Aquele encontro simbolizaria a abertura do Brasil para a chegada e estabelecimento de representações diplomáticas na nova capital federal.

Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais - Governo de Brasília

SRI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar, Sala 211 - CEP: 70075-900 Telefone: (61) 3961.4685 | E-mail assessoria.internacional@buriti.df.gov.br