15/03/22 às 15h48 - Atualizado em 15/03/22 às 15h53

Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM)

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia – Global Covenant of Mayors for Climate & Energy (GCoM) é uma aliança internacional de cidades e governos locais com uma visão compartilhada a longo prazo, de promoção e apoio à ação voluntária para combater as mudanças climáticas e caminhar para uma sociedade resiliente e de baixa emissão de carbono. O GCoM é composto por mais de 10.500 governos locais de seis continentes, que representam mais de 900 milhões de cidadãos em todo o mundo.

Pela atualização do inventário de gases de efeito estufa e publicação de metas de mitigação, o GDF foi premiado com a Medalha Mitigação pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima. O reconhecimento é fruto de uma política de governança climática local implementada com diversas parcerias, a exemplo de projetos com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), financiados pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), ressaltando o relevante papel da cooperação e da formação de coalizões no combate às mudanças climáticas.