12/12/18 às 15h01 - Atualizado em 15/03/22 às 14h59

Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis)

Criada em 1985, por iniciativa do Conselho Regional de “Ile-de-France”, distrito de Paris, a Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis) é representada atualmente por mais de 142 cidades membros espalhadas em cinco continentes e atua como um foro internacional para explorar questões e inquietudes comuns a todas as grandes cidades. Brasília se tornou membro pleno da rede em 1987.

Metropolis é uma organização não governamental, parte da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos – CGLU, que tem como objetivo principal fomentar a cooperação internacional e desenvolver políticas para solucionar os problemas enfrentados pelos grandes centros urbanos do planeta, especialmente no que concerne ao desenvolvimento e planejamento urbano.

Hoje, a Associação é a principal organização internacional com foco nas grandes metrópoles, reunindo cidades com mais de 1 milhão de habitantes e que desempenham papel de liderança nacional. Criada em 1985, Metropolis funciona como um fórum internacional para explorar questões e preocupações comuns às grandes cidades.

Metropolis disponibiliza cursos técnicos e seminários de alto nível para os integrantes dos governos das cidades-membros que compõem suas unidades temáticas, com o objetivo de promover a cooperação, a troca de experiências e conhecimentos entre as cidades membros, custeando, em algumas oportunidades, despesas com traslados e hospedagem, com a finalidade de estreitar os laços entre as cidades.

Metropolis também representa os interesses metropolitanos das cidades associadas perante organizações internacionais como as Nações Unidas, a Aliança das Cidades, o Banco Mundial, a Conferência de Prefeitos, o ICLEI, entre outras.

Em 2010, Brasília passou a integrar, por meio da associação de Metropolis, a rede CGLU, compondo mais um importante fórum global de discussões relevantes para o mundo e para o desenvolvimento local das cidades.

Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal

SERINTER