Governo do Distrito Federal
12/12/18 às 12h04 - Atualizado em 15/03/22 às 14h55

Mercocidades

COMPARTILHAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Rede Mercocidades é uma organização presente nos países do Mercosul e seus associados, que, desde sua criação, vêm apostando em um Mercosul mais justo e acessível ao cidadão.

 

A origem de Mercocidades deu-se em março de 1995, data na qual foi celebrado, na cidade de Assunção, no Paraguai, o seminário “Mercosul: Oportunidades e Desafios para as Cidades”, organizado pela Sub-regional Cone Sul da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). Durante o seminário, as cidades capitais do Cone Sul assinaram a Declaração de Assunção, por meio da qual expressavam a vontade de criar uma rede de Cidades do Mercosul denominada Mercocidades. 

 

Atualmente, a rede se subdivide em 15 Unidades Temáticas, 7 Grupos e Comissões de Trabalho, que difundem experiências exitosas, contribuem para a formulação de políticas públicas e promovem pesquisas. Elas surgem como resposta às necessidades de suas cidades membros em trabalhar com diversas áreas de relevância para a sociedade. Estão entre elas: Desenvolvimento Sustentável, Gestão Pública, Ciência, Tecnologia e Capacitação, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Econômico Local, Promoção da Igualdade de Gênero, Segurança e Educação, entre outras.

 

Além dos trabalhos temáticos, a rede realiza circuitos solidários, promove seminários virtuais e ambientes de teletrabalho entre membros, expõe recomendações às cidades, divulga campanhas de interesse público aos membros e publicações com informes, como as revistas Diálogo e Rampa, por exemplo.

 

A rede Mercocidades é parceira de uma série de outras organizações sociais, como órgãos das Nações Unidas (OnuHabitat, UNISDR e CEPAL), redes de governos locais (CGLU, ICLEI, FNP, AL-LAS, entre outras), organizações não-governamentais e associações empresariais de países das cidades membro. 

 

A Organização tem como objetivos favorecer a participação das cidades na estrutura do MERCOSUL: impulsionar a criação de redes de cidades através de unidades técnicas operativas que desenvolvam diversas ações, programas e projetos de interesse comum intermunicipal, adequados ao processo de integração; criar mecanismos de comunicação em redes, entre as cidades, a fim de facilitar o intercâmbio de experiências e informações, bem como ao acesso dos cidadãos aos centros municipais de investigação, desenvolvimento tecnológico e cultural; e estabelecer e impulsionar convênios e serviços recíprocos entre as diversas prefeituras e as redes que vierem a se formar.

 

Mercocidades disponibiliza cursos técnicos e seminários de alto nível para os integrantes dos governos das cidades-membros que compõem suas unidades temáticas, com o objetivo de promover a cooperação, a troca de experiências e conhecimentos entre as cidades que compõem o Bloco, e em algumas oportunidades  custeando  as despesas, como traslados e hospedagens, com a finalidade de estreitar os laços entre as cidades.

 

Brasília é membro ativo da Organização desde 1995, tendo sido admitido na primeira reunião da Rede, que ocorreu em Brasília, em 1997. A condição de membro nato garante a Brasília direito a voz e voto na Assembleia Plenária, onde são discutidas as principais decisões e estratégias dos programas da rede.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo do Distrito Federal

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br