12/12/18 às 11h59 - Atualizado em 15/03/22 às 14h57

União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI)

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1982. É uma rede internacional de cidades, atualmente composta por 29 cidades, de 24 países ibero-americanos, das quais 25 são membros natos:

• Andorra La Vella (Principado de Andorra),
  • Sucre (Bolívia),
  • Santo Domingo (República Dominicana) e
  • Tegucigalpa (Honduras).

Outras  4 cidades integram a rede como membros associados. São elas:

• Barcelona (Espanha),
  • São Paulo (Brasil),
  • Porto Príncipe (Haiti) e
  • Cádiz (Espanha).

Representando mais de 100 milhões de pessoas que vivem nos centros urbanos da Ibero-américa, a UCCI tem como objetivo fomentar os vínculos, relações e intercâmbios de toda natureza entre as cidades ibero-americanas para impulsionar o desenvolvimento harmônico e equilibrado de tais cidades, pautado na solidariedade e na cooperação entre as mesmas, focando especialmente em sua vocação para a integração e o fortalecimento democrático dos governos locais na região.

Para cumprir com suas finalidades, a UCCI atua em distintas áreas concernentes à administração pública dos governos locais, tais como: cultura, desenvolvimento econômico, fazenda e finanças, inovação, meio ambiente, promoção social, segurança e polícia municipal, mobilidade, turismo, desenvolvimento urbano e habitação, entre outras.

Profissionais da rede trabalham junto às cidades por meio das reuniões dos comitês setoriais, que fazem parte das Vice-presidências Temáticas da organização; da facilitação e financiamento de projetos de cooperação técnica; da organização de cursos e seminários; de ações de cooperação humanitária; e, por fim, da promoção anual de Títulos e Reconhecimentos às cidades-membros. Além disso, disponibiliza cursos técnicos e seminários de alto nível para os integrantes dos governos das cidades membros que compõem os seus comitês.

A UCCI, precursora em quase dez anos das subsequentes Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, obteve, em 25 de janeiro de 1989, a condição de Membro com Status Consultivo do Conselho Econômico e Parceiro (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas.

Como organização internacional de caráter municipal, a UCCI tem participado ativamente dos processos de construção e desenvolvimento de agendas internacionais e utiliza como base de seu Planejamento Estratégico as principais agendas globais para o desenvolvimento.

Brasília é membro nato da Organização desde 1986, tendo sido admitida por unanimidade durante a III Assembleia Plenária da UCCI, que foi celebrada na cidade de Buenos Aires, em 11 de novembro de 1987.

Por meio da rede, Brasília já foi reconhecida como Capital Ibero-americana da Paz, em 2016; como Capital Verde Ibero-americana, em 2018; e agora como Capital Ibero-americana das Culturas de 2022.

Brasília já ocupou o cargo de Vice-Presidente da Área Temática de Governança entre 2018 e 2021 e, atualmente, a cidade ocupa a posição de Vice-Presidente da Área Temática de Cultura da UCCI, no biênio 2022-2023.

Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal

SERINTER