Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/20 às 14h18 - Atualizado em 16/04/20 às 14h18

GDF implementa ações alinhadas às diretrizes da ONU no combate aos impactos socioeconômicos da covid-19

Para combater as devastadoras dimensões socioeconômicas da crise com a chegada do novo coronavírus, a ONU lançou o relatório “Responsabilidade compartilhada, solidariedade global: respondendo aos impactos socioeconômicos da COVID-19”. O documento apresenta políticas que apoiam o fornecimento de seguros de saúde e desemprego, assim como outras proteções sociais, além de fortalecer as empresas para evitar falências e perda de empregos.

 

O relatório descreve a velocidade e a escala da pandemia, a gravidade dos casos e as perturbações sociais e econômicas provocadas por ela, bem como aponta a necessidade de medidas de socorro aos países mais vulneráveis, como o alívio de dívidas soberanas e o fortalecimento de políticas de proteções sociais.

 

Em conformidade com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ONU observa que a recuperação dessa crise deve levar à construção de economias inclusivas e sustentáveis, mais resistentes ao enfrentar pandemias e mudanças climáticas. “O que o mundo precisa agora é de solidariedade”, enfatiza o secretário-geral da ONU, António Guterres. “Com solidariedade, podemos derrotar o vírus e construir um mundo melhor.”

 

Em meio a este cenário preocupante, o Governo do Distrito Federal implementou diversas ações, alinhadas às diretrizes da ONU e à Agenda 2030, para diminuir os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus. Em parceria com o Banco Regional de Brasília (BRB), criou o Supera-DF, um programa idealizado para ajudar as pessoas, físicas e jurídicas, a superarem as dificuldades e os desafios causados pela pandemia do novo coronavírus.

 

O governo local beneficiou, também, o programa de crédito para empreendedores das áreas urbanas e rurais, com a suspensão do pagamento de parcelas e a redução de juros, bem como adquiriu alimentos de produtores locais, ajudando no escoamento da produção, e doou os insumos para instituições que atendem pessoas em situação de risco alimentar e social.

 

Na área social, o GDF arrecadou doações para entidades carentes, aprovou a isenção do pagamento da conta de luz por 90 dias para consumidores de baixa renda e assinou parcerias com hotéis de Brasília para hospedar idosos sem moradia adequada durante a pandemia da covid-19. Além de adotar medidas de atendimento para a população em situação de rua, com instalação de alojamento provisório no Autódromo e ampliação da oferta de vagas no Serviço de Acolhimento Institucional.

 

Acompanhe as iniciativas realizadas pelo Governo do Distrito Federal no site: www.coronavirus.df.gov.br. Confira a íntegra do relatório da ONU “Responsabilidade compartilhada, solidariedade global: respondendo aos impactos socioeconômicos da COVID-19”. E para saber mais sobre a Agenda 2030 e conhecer todos os ODS, acesse: www.agenda2030.com.br.

Escritório de Assuntos Internacionais - Governo de Brasília

EAI-DF

Anexo do Palácio do Buriti, 2º andar,
Sala 211 - CEP: 70075-900
Telefone: (61) 3961-4685
escritorio.internacional@buriti.df.gov.br