Quarenta estudantes da rede pública do DF tiveram, na manhã desta terça-feira (5), a oportunidade de conhecerem mais sobre a cultura, geografia, história e gastronomia de dois países: Bahrein e Nepal.
A experiência junto ao país asiático, localizado entre a Índia e o Tibete, foi oferecida aos alunos do Centro Educacional Várzeas, de Planaltina. O fato de o Nepal ser o berço de Buda despertou muita curiosidade nos jovens que, descobriram, ainda, que o país possui uma deusa viva.
Segundo a tradição, as ‘deusas vivas’ são a reencarnação da deusa hindu Kali. No Nepal, uma menina de três anos foi eleita a nova “Kumari”, a tradicional menina deusa viva que é venerada por hindus e budistas no país do Himalaia há 500 anos.
Além disso, os estudantes participaram de uma “caça ao tesouro”, onde procuraram, pela embaixada, relíquias do Nepal. A cada descoberta, uma aula de história de cada um dos objetos encontrados.
Já o país árabe Bahrein recebeu estudantes do Centro Escolar de Línguas do Paranoá. Os adolescentes assistiram a um vídeo onde conheceram mais sobre o país, principalmente os patrimônios históricos, tombados pela Unesco, existentes no país. A embaixada ofereceu comidas típicas aos alunos.
Na Embaixada do Nepal, os estudantes foram recebidos pelo embaixador Nirmal Raj Kafle e, na do Bahrein, pelo conselheiro Fahad Alfaihani.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br