Vice-reitor e diretor da universidade americana ficaram impressionados com a estrutura da instituição pública do DF
O Vice-reitor da Faculdade Bloomberg da Universidade Johns Hopkins, Dr. Stephen J. Gange e o Diretor-chefe de assuntos acadêmicos, Dr. David Celentano visitaram hoje o Hospital da Criança de Brasília José Alencar. Levados pelo Secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF Odilon Frazão, eles foram recebidos pelo Diretor Executivo Renilson Rehem, pela Diretora Técnica Isis Magalhães e pela Diretora do Centro Integrado e Sustentável de Ensino e Pesquisa (CISEP), Valdenize Tiziani. A equipe da instituição americana assistiu a um vídeo explicando o funcionamento do hospital e ainda trocou informações com os médicos brasileiros sobre saúde pública.
Impressionados com o hospital, o Vice-reitor e o Diretor da Johns Hopkins, que também são médicos, foram unânimes ao afirmar o quanto o centro especializado no atendimento de crianças está nos padrões mundiais em saúde infantil. “A estrutura é excelente e o que é muito importante, não passa a impressão de que estamos em um hospital. Isso é fundamental para o tratamento de crianças. Acredito que este hospital pode vir a se tornar um dos melhores do mundo na área de atuação”, afirmou o Dr. David Celentano.
Para o Dr. Stephen Gange, o Hospital da Criança de Brasília segue os padrões dos melhores do mundo. “Este é um ótimo hospital e nos emocionou o aspecto humanizado no atendimento às crianças, tanto dos profissionais como dos voluntários que aqui vem para ler histórias”, falou.
O secretário Odilon Frazão disse que o interesse da alta cúpula da Universidade em conhecer a saúde pública do DF é importante para o posicionamento internacional de Brasília. “Para nós é excelente que a instituição mais importante do mundo em medicina e saúde pública conheça a estrutura de atendimento infantil e veja que este governo disponibiliza para a população o que há de mais moderno em saúde pública para crianças”, ressaltou.
A comitiva está em Brasília há três dias e já mantinha diálogo com o Governo do Distrito Federal desde fevereiro deste ano, quando eles receberam o secretário Odilon Frazão na Universidade. Durante esses dias foram acenadas possibilidades de parceria no que diz respeito à instalação de um centro de pesquisas da Johns Hopkins no DF e quanto ao programa Brasília Sem Fronteiras.
Univerdade Johns Hopkins – A Faculdade Bloomberg da Universidade Johns Hopkins é a número um em saúde pública do mundo. Fundada em 1876, formou cientistas e desenvolveu importantes medicamentos, como o Viagra. Situada em Baltomore, Maryland, Estados Unidos, foi a primeira universidade norte americana a dar ênfase em pesquisas. A instituição tem esse nome em homenagem a Johns Hopkins, um milionário que doou toda sua fortuna para a criação de uma universidade e um hospital. Quer saber mais sobre a Johns Hopkins, acesse: www.jhu.edu.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br