Evento projeta a Capital Federal e o bioma do Brasil iternacionalmente
Brasília vence a disputa e vai sediar o 8º Fórum Mundial da Água em 2018. A decisão foi proclamada hoje (26) na Coreia do Sul. A capital brasileira concorria com Copenhagen (Dinamarca). Presente no momento da votação do Conselho Mundial da Água, o governador Agnelo Queiroz disse que esta vitória é extraordinária para Brasília e para o Brasil. “Este evento traz o debate de um tema essencial para o desenvolvimento humano: a água, que é usada na indústria, na agricultura, na geração de energia e no abastecimento das cidades. Brasília se torna agora a Capital da Água e vamos atrair eventos preparatórios até 2018”.
O secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, fala que Brasília ter sido escolhida para sediar o Fórum Mundial da Água em 2018 é de grande importância para o posicionamento global qualificado da Capital Federal. “Ser sede deste importante evento não apenas qualifica o posicionamento internacional de Brasília, como também promove o debate global da água e da sustentabilidade para nossa região”, destaca.
A região do Distrito Federal é drenada por cursos d´água pertencentes a três das mais importantes bacias hidrográficas brasileiras: São Francisco (Rio Preto), Tocantins / Araguaia (Rio Maranhão) e Paraná (rios São Bartolomeu e Descoberto). Está concentrada no Brasil 12% da água doce superficial do planeta, além de grandes aquíferos subterrâneos. O país dispõe também de um amplo conjunto de boas práticas em gestão de recursos hídricos e tem desempenhado um papel relevante em ações de cooperação internacional.
O Evento – O Fórum Mundial da Água é o mais importante evento técnico relacionado à água do mundo. Ele contribui para aumentar a importância desse tema na agenda política internacional e cria um consenso para solucionar problemas relacionados à água e saneamento, contribuindo para a formulação de políticas públicas nas questões afetas à gestão integrada e ao uso racional dos recursos hídricos. Este evento é promovido a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água.
Já foram realizadas seis edições do Fórum. A última, realizada em Marselha, na França a participação do Brasil teve um destaque especial. O País mobilizou quase 70 instituições brasileiras entre governamentais, não-governamentais e privadas. A sétima edição, prevista para 2015, será realizada na Cidade de Daegu, na Coreia do Sul.
Edições anteriores:
1997 – Marrakesh, Marrocos
2000 – Haia, Holanda
2003 – Kyoto, Japão
2006 – Cidade do México, México
2009 – Istambul, Turquia
2012 – Marselha, França em 2012
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br