Brasília, setembro de 2019 – Nos dias 17 e 18 de setembro, Brasília promoverá debates sobre a sub-representação feminina nas áreas de STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Os encontros fazem parte das Semanas de Inovação Suécia-Brasil 2019 e estão sendo coordenados pela Embaixada da Suécia em parceria com o Festival Tekla, com apoio do Instituto Sueco, do Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo, do Governo do Distrito Federal (GDF) por meio da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Relações Internacionais e do projeto Meninas.comp.
No dia 17, será realizado o Workshop Tekla, com o objetivo de oferecer um ambiente onde jovens mulheres possam construir, testar e criar tecnologias juntas. A iniciativa conta com a mentoria de especialistas brasileiras e suecas e a participação de cerca de 30 meninas de 13 a 15 anos, vindas de sete escolas públicas do Distrito Federal.
“Esse evento traz para o Distrito Federal uma oportunidade ímpar de mostrar para as mulheres e meninas que elas podem enfrentar e vencer todos os desafios que o mercado de tecnologia traz. Tenho certeza que, em breve, esse cenário será alterado e que a área das TICs vai evoluir bastante com a inclusão cada vez mais feminina”, diz Ericka Filippelli, Secretária da Mulher do GDF.
Já no dia 18, acontece o Diálogo Tekla, evento gratuito e aberto ao público que explorará, em dois paineis, maneiras de capacitar meninas e mulheres, e como ampliar e fortalecer seus papeis e oportunidades. O debate desafiará normas e estereótipos na indústria de tecnologia: quem molda o futuro? Quais e de quem são os papeis e responsabilidades no fechamento da lacuna de gênero? Como universidades e empresas de tecnologia podem atrair mais mulheres? E como inspiramos mais jovens a explorar a tecnologia?
Dentre as especialistas, estará presente Heidi Harman, fundadora da mais antiga rede de tecnologia feminina na Suécia, o GeekGirl Meetup, uma rede para mulheres em STEM, código, design e startups, que agora possui braços em 17 países.
O evento terá ainda a participação de Juliana Estradioto, Prêmio Jovem Cientista 2018 e primeira brasileira a ganhar primeiro lugar na categoria de Ciências dos Materiais na Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair), maior feira de ciências pré-universitária do mundo. Conhecida também por ter sido premiada com a possibilidade de dar seu sobrenome a um asteroide, Juliana é fundadora do Meninas Cientistas, iniciativa que visa incentivar a pesquisa e a ciência entre jovens do ensino médio, principalmente entre meninas, por meio da divulgação de histórias inspiradoras.
“Iniciativas como as Semanas de Inovação, possibilitadas a partir da cooperação internacional entre Brasília e a Embaixada da Suécia, criam oportunidades de conhecimento sobre ciência, tecnologia e inovação para pessoas afastadas ou com acesso limitado a essas áreas. Quando falamos da questão da sub-representação, é ainda mais importante trazer especialistas brasileiras e suecas para falar de seu trabalho e contar histórias de sucesso”, explica Renata Zuquim, Secretária Adjunta de Relações Internacionais do GDF.
As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são uma atividade anual coordenada pela Embaixada da Suécia em Brasília, com o objetivo de fortalecer a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, promover ambientes de inovação suecos, estabelecer uma colaboração com parceiros brasileiros e criar um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI – Ciência, Tecnologia, Inovação. Além de fornecer uma visão geral das atividades suecas de CTI no Brasil, elas são uma plataforma de promoção comercial e uma possibilidade de explorar, descobrir e analisar novas oportunidades de negócios e de cooperação entre a Suécia e o Brasil.
“O objetivo das Semanas de Inovação Suécia-Brasil é fortalecer a Suécia como um parceiro de inovação de longo prazo para o Brasil, promovendo ambientes de inovação, estabelecendo colaborações entre os dois países e criando um ponto de encontro para atores suecos e brasileiros nas áreas de CTI”, explica Johanna Brismar Skoog, nova Embaixadora da Suécia no Brasil. “Elas também são importantes para celebrar parcerias existentes e descobrir oportunidades de cooperação bilaterais e multilaterais. O acordo União Europeia-Mercosul, por exemplo, tem tudo para proporcionar um aumento do comércio e de investimentos e também para assegurar a implementação do Acordo de Paris”, completa.
As Semanas de Inovação Suécia-Brasil são organizadas pelo Team Sweden Brazil: Embaixada da Suécia, Conselho Sueco de Investimento e Negócios (Business Sweden), Câmara de Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham) e os Consulados Gerais e Honorários da Suécia.
SERVIÇOS
Workshop Tekla para cerca de 30 alunas de escolas do GDF, com mentoria de especialistas
Quando: 17/09, das 9h às 17h
Onde: Planetário de Brasília – Setor de Divulgação Cultural, 70070-350
Credenciamento da imprensa: mauricio.sacramento@edelman.com; giulia.jubelini@edelman.com;
rafael.lemos@edelman.com
Diálogo Tekla com debates de especialistas
Quando: 18/09, das 14 às 18h
Onde: Auditório do Departamento de Ciência da Computação da UnB
Inscrições: Gratuito e aberto ao público em http://bit.ly/DialogoTekla
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Semanas da Inovação Suécia-Brasil 2019: https://inovacaosueciabrasil.com.br/programa/
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br