O Governo do Distrito Federal recebe a Ministra Conselheira da Embaixada da Dinamarca, Marianne Haugaard.
A Ministra Conselheira da Embaixada da Dinamarca, Marianne Haugaard, visitou a Assessoria Internacional do GDF para apresentar ideias de possíveis parcerias visando a redução de desperdícios de alimentos no Distrito Federal. A Dinamarca é um país-modelo no assunto, com estratégias para redução para o desperdício de comida mundialmente reconhecidas. A diplomata dinamarquesa foi recebida no dia 14 de abril pelo Chefe da Assessoria Internacional, Everton Lucero, em conjunto com o diretor técnico do Serviço de Limpeza Urbana/SLU, Paulo Celso dos Reis, o representante da Central de Abastecimento do Distrito Federal/CEASA, Marcos Sampaio, e a Assessora da Secretária Adjunta de Desenvolvimento Social, representante do Restaurante Comunitário, Thaís Mandarino.
A visitante apresentou estratégias de redução de resíduos alimentares, tais como o lançamento do supermercado Wefood, em Copenhague, primeiro supermercado do mundo destinado à venda de produtos com data de validade próxima do vencimento, com preços reduzidos. O governo dinamarquês participa da iniciativa oferecendo cursos e capacitações na temática. A ministra também apresentou proposta de parceria para eventos de conscientização da população de Brasília, nativa e estrangeira, junto ao SLU, ao CEASA e ao Restaurante Comunitário do Distrito Federal.
A CEASA desenvolve ações em favor da redução do desperdício: 146 entidades sócio-assistenciais cadastradas atendem 43 mil e 800 pessoas no Distrito Federal. Semanalmente, a CEASA produz 600 toneladas de resíduos alimentares, que correspondem a aproximadamente 46% do total da produção. A previsão, com essas parcerias, é aumentar o número de pessoas beneficiadas e a porcentagem do reaproveitamento dos resíduos. As ações conjuntas também objetivam reeditar o Disque-Xepa, projeto de coordenação do SESC/SESI, onde chefes de cozinha trabalham com produtos que não foram vendidos.
O GDF desenvolve também iniciativas de sensibilização junto a pessoas em situação de vulnerabilidade social, tais como distribuição de cestas básicas e oferta de cursos de aproveitamento integral de alimentos e fomento a refeições nutritivas, saudáveis, redução do custo das preparações e do desperdício.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br