Com a presença de deputados e senadores de cerca de 20 países, reunião trata de legislações relacionadas aos recursos hídricos. Governador Rollemberg participou da abertura
GUILHERME PERA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA
No terceiro dia do 8º Fórum Mundial da Água, nesta terça (20), pelo menos cem parlamentares de cerca de 20 países reuniram-se na conferência O papel dos parlamentos e o direito à água. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura da atividade.
O encontro, no espaço Arena Política do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, serve para deputados e senadores trocarem experiências vividas em cada nação, bem como a legislação em torno do tema.
Em seu discurso de boas-vindas, Rollemberg destacou o tema do fórum — Compartilhando Água —, falou da importância de criar leis sobre o assunto e citou como exemplo a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433, de 1997).
“Tenho a convicção de que os parlamentos do mundo inteiro, sejam eles municipais, estaduais ou federais, terão uma importância cada vez maior na formulação de legislações que permitam o avanço da preservação desse bem tão precioso que se confunde com a própria vida, que é a água”, disse.
Antes de ir ao Centro de Convenções, o governador de Brasília recebeu, nesta manhã, o príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, na Expo, no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Vila Cidadã tem atrações gratuitas
Até sexta (23), os brasilienses podem conhecer a Vila Cidadã. O espaço do fórum é aberto ao público e oferece atrações das 9 às 21 horas.
Para ter acesso à Vila, basta se credenciar no site oficial. O registro pode ser feito no local, mas, de acordo com a organização, o envio antecipado dos dados ajuda a evitar filas. Veja a programação completa.A área tem mais de 10 mil metros quadradose fica no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.
Criado em 1996 pelo Conselho Mundial da Água, o fórum foi idealizado para estabelecer compromissos políticos acerca dos recursos hídricos.
Em Brasília, é organizado pelo Conselho Mundial da Água, pelo governo local — representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa-DF) — e pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA).
O fórum ocorre a cada três anos e já passou por Daegu, Coreia do Sul (2015); Marselha, França (2012); Istambul, Turquia (2009); Cidade do México, México (2006); Kyoto, Japão (2003); Haia, Holanda (2000); e Marrakesh, no Marrocos (1997).
8º Fórum Mundial da Água
Até 23 de março (sexta-feira)
No Centro de Convenções Ulysses Guimarães e no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha
Inscrições abertas no site oficial
Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na conferência parlamentar do 8º Fórum Mundial da Água.
EDIÇÃO: MARINA MERCANTE
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br