Nos Estados Unidos, governador Agnelo e representantes do governo discutem planejamento e execução da corrida, em 2015, com presidente da modalidade automobilística internacional
Sede da etapa Sul-Americana da Fórmula Indy na próxima temporada – em 2015, Brasília se prepara para receber um dos maiores eventos automobilísticos mundiais. Com o intuito de adequar a cidade aos padrões internacionais, o governador Agnelo Queiroz e o secretário-chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão, o secretário de Comunicação, André Duda, o secretário de Turismo, Luiz Otávio Neves e o presidente da Terracap, Abdon Araújo, foram a Indianápolis, nos Estados Unidos, acompanhar o GP e se reunir com o presidente da corrida, que acontece no Estado de Indiana neste domingo (25).
Durante a reunião, foi discutido o planejamento e a execução da prova, além dos benefícios da realização do evento. Em conversa com o presidente da Fórmula Indy, Mark Miles, Agnelo reafirmou o compromisso de incentivar a movimentação da economia de Brasília. “O evento é grandioso e mobiliza a cidade inteira, incluindo a parte cultural. Vamos atrair investimentos e turistas, realizando um evento do mesmo porte de Indianápolis em 2015”.
Indianápolis servirá de modelo para mudanças no Autódromo Internacional Nelson Piquet. Readaptações e traçados da pista serão incorporados ao circuito da capital federal. Para isto, a licitação das obras do pátio de instalação da prova e das medidas de segurança está em fase de estudo pelo governo do DF e parceiros. O valor das melhorias está estimado em R$ 150 milhões e a previsão é de que sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
Para o secretário Odilon Frazão, a Fórmula Indy é mais um fator que contribui para o posicionamento internacional da Capital Federal. “Brasília tem condições de consolidar, ao longo dos anos, toda a atmosfera e tradição em torno da Fórmula Indy como nos Estados Unidos da América. Este evento, sem dúvida, será de enorme sucesso e voltar mais uma vez os olhos do mundo para o DF”.
O piloto brasiliense Vitor Meira também participou do encontro e ressaltou a importância da conquista do GDF. “Além dos benefícios óbvios, há o fomento do turismo e da indústria automobilística. A vontade de se investir no autódromo é antiga, mas só agora está indo para frente. É legal porque é algo que fica para os próximos eventos”. Meira atuará como consultor da prova. “O esporte tem sido bem incentivado na capital, e por isso é injusto ter um estádio enorme ao lado de um autódromo abandonado”.
LEGADO – A realização da corrida deve atrair cerca de 50 mil espectadores, entre brasileiros e estrangeiros, além de pilotos e profissionais das equipes, da imprensa, e demais trabalhadores envolvidos na organização da etapa. Brasília será a terceira cidade do país a sediar a Fórmula Indy.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br