Foi realizada nesta quarta-feira (30) a abertura da Semana Embaixada Verde, promovida pela Embaixada da Itália e pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Durante a programação do evento, que está sendo acompanhado pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), está previsto o lançamento do programa Educação Lixo Zero, que levará escolas públicas e privadas do DF à Embaixada italiana para conhecer o processo de compostagem e adaptá-lo à realidade dos alunos e suas famílias.
Além disso, a programação, que segue até o dia 2 de abril, inclui palestras, visitas a pontos de Lixo Zero, compartilhamento de boas práticas e o lançamento do livro Cidades Lixo Zero, escrito pelo presidente do Instituto, Rodrigo Sabatini, e pela arquiteta e urbanista Tainá Wanderley. O intuito da Semana é influenciar outras embaixadas e órgãos a adotarem medidas sustentáveis.
Para a chefe do EAI, Renata Zuquim, a iniciativa é um exemplo de comprometimento sócio-ambiental. “É muito interessante quando vemos uma embaixada engajada na solução de problemas que trazem grande impacto social. A Itália está se colocando como referência no que diz respeito a boas práticas em prol do meio ambiente, e que beneficiam toda a sociedade. Com certeza, como Escritório de Assuntos Internacionais do GDF, queremos ajudar a multiplicar essa iniciativa”, afirma.
Exemplo
O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, confirma o comprometimento do país. “A busca pela correta gestão dos resíduos sólidos urbanos tornou a Itália referência mundial no assunto. Possuímos hoje 328 cidades Lixo Zero, mais que o dobro de todo o restante do continente europeu junto. Esperamos que esses dados sejam um bom exemplo e um estímulo para que outros países adotem o caminho da sustentabilidade ambiental”.
Segundo ele, a Embaixada segue o mesmo rumo. “Temos nos tornado referência em Brasília também, sendo a primeira Embaixada Verde na cidade a adotar, ainda em 2011, o uso da energia fotovoltaica e o reuso das águas cinzas por meio da fitodepuração. Somos a primeira embaixada no mundo a ser certificada como Lixo Zero. Em 2021 atingimos a taxa de 97% de desvio dos resíduos sólidos do aterro sanitário, abolimos totalmente o uso de plástico descartável e deixamos de comprar mais de 28 mil copos de uso único por ano”, relata o embaixador.
Na ocasião, Rodrigo Sabatini elogiou esses dados. “O índice atingido de reaproveitamento de resíduos da embaixada italiana é extremamente admirável. Enquanto no Brasil 97% dos resíduos sólidos são descartados em aterros e apenas 3% são reciclados, a Embaixada mostra que é possível inverter esse número, fazendo exatamente o oposto”, comemora.
Para ele, o cuidado com o lixo representa dignidade. “Dignidade com o planeta, com o nosso país, dignidade das pessoas que dependem desse material para viver. Oito garrafas PET representam um pão para muitas famílias, então por quê descartamos nossas garrafas e outros materiais recicláveis junto com alimentos, com lixo sanitário?”, questiona.
Livro
Tainá Wanderley, co-autora do livro Cidades Lixo Zero ao lado de Sabatini, explica como a publicação deve contribuir para essa conscientização. “A gente acredita que a mudança positiva só vai acontecer quando apresentarmos novos modelos para os sistemas atuais, porque só dizer que está tudo errado, tudo ruim, não adianta. Estamos apresentando uma alternativa de futuro para as cidades brasileiras, ambientalmente sustentável e principalmente socialmente justa”, diz a arquiteta.
Também participaram da cerimônia de abertura a engenheira Luciana Souza, que projetou as composteiras utilizadas na Embaixada da Itália, o assessor Pedro Moura, coordenador local do projeto Embaixada Verde, e o vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Kádmo Côrtes.
A programação completa da Semana Embaixada Verde está disponível por meio do link https://linktr.ee/italyinbrazil. Para acompanhar a transmissão on-line do evento, visite o canal da Embaixada italiana no YouTube: https://www.youtube.com/italyinbrazil.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br