Nos dias 10 e 11 de outubro, o Governo do Distrito Federal participou do Fórum de Investimentos Brasil – BIF, maior evento voltado à atração de investimentos do país, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A delegação do DF apresentou seus projetos prioritários aos investidores.
Visando o desenvolvimento econômico e social, a aposta do GDF é em parcerias com o setor privado e nas áreas de infraestrutura e tecnologia da informação – essa com atenção em startups e parques tecnológicos. Um dos fatores para isso vem do destaque do DF nos indicadores de serviços urbanos, tratamento de esgoto e destinação de lixo.
Outra motivação está no aumento de ganhos financeiros a partir do alto nível de qualificação e de produtividade dos trabalhadores. O DF ocupa, desde 2017, o primeiro lugar do Brasil nas áreas de capital humano e sustentabilidade ambiental, segundo o Ranking de Competitividade 2018 do Centro de Liderança Pública.
Durante o evento, foram pautas de encontros bilaterais as parcerias interestaduais, por serem estratégias que impulsionam o desenvolvimento econômico subnacional. “Visamos quatro eixos para tratar em reuniões futuras para integração entre os estados — a cooperação técnica, o contato com o setor privado, reunião sobre Assuntos Comerciais e Econômicos com as embaixadas e a paradiplomacia”, explica o Secretário de Relações Internacionais, embaixador Pedro Rodrigues.
“Por haver fortes interesses comerciais e de investimentos nos estados, é preciso a participação das unidades federativas nas consultas para formulação da política externa”, completa.
Com o objetivo de integrar a delegação do Distrito Federal, eles realizaram, ainda, sessões de atendimento abertas às diversas instituições interessadas – empresas privadas, consultorias internacionais, governos estrangeiros, bancos de desenvolvimento, câmaras de comércio, órgãos públicos e o terceiro setor.
O BIF 2019 contou com quase três mil inscritos entre representantes de 56 países, que participaram de reuniões e debates.
Delegação do Distrito Federal
Compondo a delegação do DF, estiveram presentes Everardo Gueiros, Secretário de Projetos Especiais (SEPE), Ruy Coutinho, Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Espedito Henrique de Souza Junior, Secretário-Executivo da SDE, embaixador Pedro Rodrigues, Secretário de Relações Internacionais (SRI) e Felipe Sousa, assessor especial da SRI.
No dia anterior ao início do evento (9), parte da equipe passou por treinamento com representantes da APEX e do BID. Lá, foram apresentadas técnicas de negociação e atração de investimento estrangeiro direto, processos de internacionalização de empresas com apoio de governos locais e formas de acesso à mercados estrangeiros pelos governos estaduais. Também foi realizado um exercício de análise sobre as potencialidades de cada unidade federativa para atração de negócios internacionais.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br