A diminuição da violência contra a mulher foi tema de uma reunião, nesta segunda-feira (20), entre a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF) e a titular da Secretaria da Mulher (SMDF), Ericka Filippelli. O encontro ocorreu no Palácio do Buriti.
Um dos assuntos tratados no encontro foi como a cooperação internacional pode potencializar os projetos e programas do Distrito Federal que visam a diminuição da violência contra a mulher. Como exemplo, a chefe do EAI apresentou o programa “Calma – Linha de Escuta para Homens”, aplicado em Bogotá, na Colômbia. Em resumo, a iniciativa é um serviço de escuta telefônica para auxiliar homens a administrarem situações emocionais evitando, assim, possíveis situações de violência.
“A cooperação internacional é fundamental para que as melhores práticas possam ser aplicadas em benefício da população. Tanto é, que o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 fala a respeito de parcerias e meios de implementação. O projeto Linha Calma, de Bogotá, é uma inspiração para o desenvolvimento de políticas que diminuam a violência contra a mulher no Distrito Federal”, afirma Zuquim.
Para a secretária Érica, tudo está interligado. “Como Secretaria da Mulher, nos enquadramos muito no ODS 5, que versa sobre igualdade e gênero. Mas também trabalhamos com diversos outros ODS, já que a mulher está presente em todos os campos sociais. E quando baseamos nossas ações em parâmetros e ações internacionais, potencializamos as chances de que elas sejam eficazes”, afirma Filippelli.
Refugiados
Outro tema presente na pauta da reunião foi o de refugiados. Entre outros pontos, a chefe do EAI e a secretária da Mulher falaram sobre independência econômica dessas famílias por meio da capacitação e da inserção das mulheres no mercado de trabalho.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br