O Governo do Distrito Federal (GDF) participou, nesta terça-feira (26), da inauguração do Jardim da Espanha, localizado na Alameda das Nações e dos Estados do Jardim Botânico de Brasília (JBB). Na ocasião, o GDF foi representado pelo vice-governador Paco Britto. O subchefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), Emiliano Abreu, acompanhou a cerimônia ao lado de embaixadores e autoridades diplomáticas.
Em seu discurso, o vice-governador do DF afirma que o JBB é um dos espaços mais queridos pelos brasilienses e visitantes da capital. “O projeto das Alamedas das Nações e dos Estados dá a todos a oportunidade de conhecerem um pouco da flora de outros países. Brasília, como uma cidade que abriga embaixadas do mundo inteiro, não poderia deixar de ter um espaço como este. E, hoje, a Espanha junta-se a outras nações já presentes aqui”, celebra Britto.
Citando uma publicação feita pelo EAI em suas redes sociais recentemente a respeito da construção da embaixada espanhola em Brasília, o embaixador Fernando Garcia Casas comenta que o prédio da representação diplomática lembra o formato de uma colméia. “É nas colméias que as abelhas trabalham e, 50 anos depois de sua inauguração, nossa colméia segue ocupada por abelhas que trabalham. E para onde seguem as abelhas? Para os jardins. Então viemos ao Jardim Botânico para trabalharmos juntos, para polinizar, para trazer vida e diversidade”, declara o representante espanhol.
A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, fala sobre a importância dos jardins temáticos para enriquecer a cultura local. “É com muita alegria que inauguramos mais um jardim aqui na Alameda das Nações e dos Estados. O JBB está honrado em receber um pedacinho da Espanha. Não é apenas um espaço de contemplação, mas um local destinado à cultura, onde podemos aprender sempre mais”, diz.
O Jardim da Espanha, inspirado nos jardins mediterrâneos espanhóis, é composto por espécies de plantas e flores como lavandas, buxinhos, primaveras (bougainville), oliveiras e jasmim dos poetas. Além disso, estão presentes no jardim obras de arte como uma escultura de Dom Quixote produzida pelo artista plástico Alejandro Altamirano e um mosaico de moinhos de vento, feito por Cida Carvalho, também referenciando a obra-prima de Miguel de Cervantes.
Durante o evento, os convidados também presenciaram a doação de dois exemplares de um livro de ilustrações de autoria do botânico espanhol José Celestino Mutis, e assistiram a um concerto musical com os professores de música Karla Dias, Fernando Lopes e Denilson Bianchini. Os músicos executaram peças de cancioneiros espanhóis dos séculos XII e XV, além de chorinhos brasileiros.
O Jardim da Espanha está disponível para visitação nos horários de funcionamento do JBB. Para mais informações, visite o site https://www.jardimbotanico.df.gov.br/.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br