Fotos: Nícolas Monteiro
O Grupo de Países da América Latina e Caribe (GRULAC) se reuniu nesta quarta-feira (9) na Embaixada da Argentina para debater ações relacionadas às mulheres e iniciativas referentes a Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas (CIC) 2022. O Governo do
Distrito Federal (GDF) esteve presente no encontro por meio da chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), Renata Zuquim, da secretária da Mulher (SEM), Éricka Filippelli, e do secretário de Cultura e Economia Criativa (SECEC), Bartolomeu Rodrigues.
Segundo Renata, “a ideia de se criar esse espaço de compartilhamento de ações e iniciativas representa um fortalecimento para o GDF e para o GRULAC, pois apresentamos realidades muito semelhantes”, acredita.
Na primeira parte do encontro, o foco foram iniciativas voltadas à mulher. A secretária Éricka Filippelli apresentou uma série de ações desenvolvidas pela pasta para proteção e promoção das mulheres. Entre elas, foi citada a Casa da Mulher Brasileira. “Neste mês recebemos o convite do Shopping JK, em Ceilândia, para usarmos uma das lojas disponíveis como vitrine para a Casa da Mulher Brasileira, para aproximá-la da população. E durante todo o mês de março faremos diversas ações alusivas ao mês da Mulher”, ressalta.
Em relação à pauta das mulheres, a chefe do EAI destacou que ”a ideia é fazer parcerias para mitigar esses efeitos, tão danosos para a sociedade, que enxergamos quando falamos de violência contra a mulher”, explica Zuquim.
CIC 2022
A segunda parte do encontro contou com uma apresentação do titular da SECEC, Bartolomeu Rodrigues, a respeito das ações planejadas para a CIC 2022. Entre as iniciativas citadas, esteve a transformação do antigo Complexo Cultural Funarte no Eixo
Cultural Ibero-americano. “Como brasileiros, estamos voltados à nossa identidade ibero-americana e, por meio da cultura, estamos discutindo como incrementar ainda mais a paz entre as nações”, ressalta Rodrigues.
Na ocasião, o embaixador da Argentina e presidente do GRULAC, Daniel Scioli, ressaltou o interesse do grupo em fortalecer as relações com Brasília e o Brasil. “Nesse contexto internacional é importante fortalecer as relações entre os países latinoamericanos
e Caribe”, destaca. “Estamos vivendo um momento sensível, em que é preciso recuperar a autoestima e a força criativa de nossos povos, restabelecer a paz e a harmonia”, conclui o embaixador.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br