5/10/21 às 16h59 - Atualizado em 5/10/21 às 17h15

Governo do Distrito Federal homenageia bombeiros em retorno do Haiti

Uma cerimônia realizada nesta terça-feira (5) no salão nobre do Palácio do Buriti, em Brasília (DF), homenageou a equipe da força-tarefa mobilizada para ir ao Haiti, em missão humanitária, após um terremoto e uma tempestade tropical que atingiram o país. O grupo foi composto por 24 integrantes do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF), quatro integrantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) e quatro militares da Força Nacional.

A equipe, coordenada pelo pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Defesa Civil Nacional, retornou ao Brasil no dia 12 de setembro. Foram 21 dias atuando em diversas frentes no Haiti, como em ações de busca em estruturas colapsadas; na desobstrução de vias; construção de pontes e acessos; distribuição de alimentos; primeiros socorros a feridos; demolição de estruturas comprometidas; construção de abrigos, entre outras atividades.

Além disso, o grupo também auxiliou na instalação de purificadores de água em vários postos de atendimento, a fim de minimizar possíveis problemas de saúde para a população devido à dificuldade de encontrar água potável.

As catástrofes deixaram mais de 1,3 mil mortos e quase sete mil feridos. Também destruiu e causou danos estruturais em cerca de 30 mil casas, de acordo com números divulgados pela Defesa Civil haitiana.

Foto: Júlia Medeiros/EAI/GDF

Excelência

Representando o governador do DF, Ibaneis Rocha, o vice-governador, Paco Britto, considera que a equipe representou a nação brasileira numa demonstração de heroísmo, solidariedade e humanidade. “A rapidez da resposta do nosso corpo de bombeiros demonstra, na prática, a capacidade de ação que faz com que sejamos difusores de capacitações aos demais corpos de bombeiros da América Central, por meio de cooperações técnicas internacionais. Posso dizer, sem erro, que temos as melhores forças policiais e militares do país”, afirma Britto.

Na presença da embaixadora do Haiti no Brasil, Rachel Coupaud, a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) do GDF, Renata Zuquim, também falou sobre a importância das relações internacionais. “A cooperação internacional é um dos pilares para a sustentação social. Uma missão humanitária como essa ao Haiti é a prova viva de que as boas relações internacionais são imprescindíveis para o desenvolvimento da humanidade”, acredita.

Para o comandante-geral do CBMDF, Cel. William Augusto Ferreira Bomfim, a oportunidade dada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pelo Ministério da Defesa (MD) de participar dessa missão humanitária é um divisor de águas. “Há uma frase que diz que a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Tenho certeza que essa experiência que cada um de vocês viveram, representando a corporação e o GDF, juntamente com os militares da Força Nacional e de Minas Gerais, vai marcar por anos e anos a vida de vocês”, declara o coronel.

O secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, também reconhece a excelência do trabalho do Corpo de Bombeiros. “Por mais difícil que a missão seja, ela é gratificante. E por isso o nosso agradecimento, pelo empenho dos senhores. Precisamos destacar que as forças de segurança do GDF estão prontas para qualquer tipo de missão, a qualquer hora, em qualquer lugar”, reforça.

Para o coordenador-geral de Cooperação Humanitária da ABC/MRE, José Solla, a participação da corporação do DF na força-tarefa foi excepcional. “A missão foi muito exitosa, porque levou alento àquela população. Foi multidisciplinar e teve a capacidade de atender as necessidades naquele terreno, com auxílio e solidariedade. Já há muitos anos temos um compromisso com o Haiti. Que essa missão com seus aprendizados seja usada como base para outras”, conclui Solla.