Evento que será realizado em 2018 irá trazer os olhos do mundo para Brasília
Brasília, 20 de março de 2014 – O lançamento do Fórum Mundial da Água de 2018 foi realizado hoje, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O evento contou com a presença do governador Agnelo Queiroz, do Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, do Secretário-Chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão e outras autoridades. Braga apresentou aos presentes os dados da água no mundo, bem como falou sobre segurança hídrica, desenvolvimento sustentável e os desafios que os países tem a enfrentar para que não haja falta deste recurso no mundo. “Acreditamos que a gestão da água é uma questão política e com este evento o Brasil vai dar um grande passo neste aspecto”, ressaltou.
Outro a fazer uso da palavra foi o presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA), Vinicius Benevides. Ele contou como foi a candidatura de Brasília para realizar o Fórum e o quanto este tema vai ser importante para colocar a água na agenda dos principais assuntos a serem debatido no País. “O Fórum Mundial da Água vai despertar o mundo para a importância de estarmos constantemente trabalhando o tema”, falou.
O presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, disse que o Fórum será importante para saber o que a população mundial tem a dizer sobre a água. “Vamos ouvir o que mundo está falando a respeito desta temática, pois a água tem que ser um assunto relevante na tomada de decisões dos governos”.
Compromisso – O Governador Agnelo Queiroz lembrou em sua fala que o lançamento do Fórum foi realizado há dois dia do Dia Mundial da Água. “Comemoramos hoje, antecipadamente, o Dia Mundial da Água, no mesmo dia em que lançamos o Fórum Mundial que vai divulgar as potencialidades do Brasil e de Brasília para o mundo. Este tema vai possibilitar a integração entre os povos, já que teremos que nos unir para avançar a legislação e garantir o crescimento em todos os âmbitos: saneamento, abastecimento, indústria, energia, dentre outros”. Agnelo Queiroz ainda disse que este evento posiciona Brasília no cenário internacional. “Nós temos que internacionalizar Brasília por meio de projetos como o Brasília Sem Fronteiras, Brasília Global Partners, por meio de acordos e parcerias estratégicas com importantes cidades do globo e realizando um planejamento para nossa cidade”. O Governador ainda fez um importante compromisso com a população do Distrito Federal. “Até 2018 Brasília terá 100% de abastecimento, saneamento e tratamento de água e esgoto”.
O Secretário-Chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão diz que a realização do Fórum Mundial da Água é um dos meios de posicionar Brasília globalmente. “O governo Agnelo Queiroz tem investido em programas que estão destacando o Distrito Federal perante a comunidade internacional e este evento irá reforçar esta imagem, além de podermos mostrar ao mundo os nossos potenciais”.
Leia também: Brasília vai sediar o Fórum Mundial da Água em 2018
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br