Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/02/18 às 22h55 - Atualizado em 23/02/18 às 23h02

Mostra sobre Nobel de Literatura de 1961 pode ser visitada no Buriti

COMPARTILHAR

Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata foi aberta na noite desta quinta (22) e ficará no Salão Branco até 16 de março

VINÍCIUS BRANDÃO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O Palácio do Buriti recebe a partir desta quinta-feira (22) a exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata. A mostra marca os 80 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Sérvia.

 

Mostra pode ser visitada até o dia 16 de março.
Mostra sobre Ivo Andric pode ser visitada até 16 de março, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Um pouco da obra do Prêmio Nobel de Literatura de 1961 poderá ser vista na sede do governo de Brasília até 16 de março.

A abertura, na noite de hoje, contou com a presença de cerca de 40 embaixadores de países com missões representativas na capital federal e da colaboradora do Executivo local Márcia Rollemberg.

Para ela, a parceria entre Brasil e Sérvia contribui para o enriquecimento cultural dos brasilienses. “O presente de aniversário [dos 80 anos] é conseguirmos ainda mais avanços nas relações entre nossos países. Fico muito feliz que o Salão Branco esteja na agenda cultural da cidade”, discursou Márcia.

Segundo o embaixador da Sérvia no Brasil, Veljko Lazic, a exibição em Brasília é a primeira fora da Europa. “Agradeço ao governo por ter aceitado nossa proposta de homenagear nosso ganhador do Prêmio Nobel. É uma grande honra que essas comemorações ocorram durante minha missão em Brasília.”

A exposição é composta por 20 painéis, que revelam a obra de Ivo Andric com um panorama das cidades onde ele esteve, fotografias da vida privada, documentos e itens pessoais. Escritor e diplomata, Andric morreu em 1975 depois de ter morado em vários países europeus.

Em 1918, publicou o primeiro livro, Ex Ponto, com uma coletânea de poemas em prosa. A partir de 1920, cumpriu missões diplomáticas nas seguintes cidades:

  • Vaticano (Estado da Cidade do Vaticano)
  • Genebra (Suíça)
  • Madri (Espanha)
  • Bucareste (Romênia)
  • Paris (França)
  • Bruxelas (Bélgica)
  • Berlim (Alemanha)

Andric nasceu em 1892 na pequena aldeia de Dolac, nas cercanias de Trávnik, na Bósnia — naquela época, pertencente ao Império Austro-Húngaro.

Exposição Ivo Andric — escritor e/ou diplomata
Até 16 de março (sexta-feira)
Das 8 às 18 horas, de segunda a sexta
Salão Branco do Palácio do Buriti (Eixo Monumental)
Entrada gratuita

EDIÇÃO: RAQUEL FLORES

Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal

SERINTER

QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF,
CEP: 71625-290
Telefone: (61) 3961-1728
serinter@buriti.df.gov.br