Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/23 às 11h06 - Atualizado em 27/10/23 às 13h59

Países Baixos leva exposição “Água é vida” ao Metrô DF

COMPARTILHAR

A Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), participou, na manhã desta quinta-feira (5), da abertura da exposição “Água é Vida”, da Embaixada dos Países Baixos. A mostra fica até 26 de outubro na Estação Galeria do Metrô-DF. Em novembro, a exposição seguirá para Planaltina e Samambaia.

 

O evento de abertura, que aconteceu na Estação 106, foi comandada pelo embaixador dos Países Baixos, André Driessen, que enfatizou a importância de ações que conservem a água no planeta. “As fotos da exposição que, tem a imagem de um brasileiro entre elas, nos incentivam a cuidar da água e a entender que água nos dá vida e não poderíamos viver sem ela”.

 

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, também falou aos convidados e agradeceu a embaixada por apresentar a exposição na galeria do Metrô-DF, um espaço “acessível a todos”. “No Metrô, a embaixada apresenta essa mostra a todo o DF, atingindo seu objetivo de chamar a atenção para a importância da nossa água e garantindo que todas as pessoas possam ter acesso a essas informações”, disse.

 

 

O Metrô-DF é composto por 29 estações, frota de 32 trens, transporta em média 160 mil passageiros por dia.

 

Além de embaixadores, diplomatas e imprensa, participaram do evento o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, e a diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Ana Carolina Argolo. Após a abertura do evento, na Estação 106, os convidados seguiram, de metrô, até a Estação Galeria, onde a mostra composta por 19 fotos está aberta ao público.

 

Ao todo foram selecionadas dezenove fotografias de diferentes países, e entre os cliques escolhidos está o do pernambucano José Nunes, cuja foto traz um pescador puxando sua rede cheia de resíduos plásticos no rio Capiberibe, que corta a cidade de Recife.

 

As fotos registram cenas de desrespeito ao meio ambiente, cada vez mais comuns em países do mundo inteiro, como a poluição dos oceanos e rios, toneladas de plástico e lixo jogados em seus leitos; falta de alimentação para gado e ovelhas, que deixam os pastores sem trabalho e alimento, a escassez de peixes, água imprópria sendo consumida pela população e a total falta de água para consumo.

 

Além do Brasil, participam da exposição fotógrafos de Bangladesh, Benim, Egito, Eslovênia, Filipinas, Índia, Líbia, Macedônia do Norte, Mali, Malta, Marrocos, México, Moçambique, Nigéria, Paquistão, Peru, Quênia e Tanzânia.

 

 

Serviço

Exposição “Água é Vida”

Onde: Estação Galeria do metrô

De 5 de outubro até 26 de outubro

Horário: 7h00 às 22h00

 

Complexo Cultural de Planaltina

De 28 de outubro até 17 de novembro

Horário: 9h00 às 17h00

 

Complexo Cultural de Samambaia

De 20 de novembro até 11 de dezembro

Horário: 9h00 às 17h00

 

Texto: Lívio di Araújo

Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal

SERINTER

QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF,
CEP: 71625-290
Telefone: (61) 3961-1728
serinter@buriti.df.gov.br