A Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU) no Brasil realizou um plantio de árvores no Jardim Botânico de Brasília (JBB), nesta segunda-feira (27), para homenagear o falecido Xeique Khalifa bin Zayed al Nahayan, ex-presidente dos EAU. A iniciativa teve o apoio do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF).
Foram plantadas três árvores de cada uma das seguintes espécies: Escova-de-garrafa (vermelha), Ipê-branco (branco), Aroeira-chorona (verde) e o Jacarandá-da-Bahia (preto), totalizando doze árvores. A cor de cada uma das espécies representa as cores da bandeira dos EAU.
A chefe do EAI, Renata Zuquim, participou do plantio. “Hoje plantamos estas árvores em saudação ao respeito do povo emiradense com a memória e os feitos de seus líderes. É na defesa desses valores que nos reunimos neste espaço para realizar um simples gesto que carrega um simbolismo profundo”, afirma.
O embaixador dos Emirados Árabes, Saleh Alsuwaidi, ressalta o legado deixado por Khalifa, responsável pelas políticas de modernização que contribuíram para que o país se tornasse uma potência econômica mundial. “O Xeique Khalifa foi um dos grandes responsáveis pela finalização do mundialmente conhecido Burj Khalifa, o maior arranha-céu do mundo, localizado em Dubai. É um legado deixado ao povo emiradense, para o qual Khalifa colaborou com recursos próprios na conclusão de sua construção”, lembra o embaixador.
Para quem quiser apreciar as árvores plantadas durante a cerimônia, elas estão localizadas próximo ao Jardim Japonês e à administração do JBB.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br