Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/21 às 15h39 - Atualizado em 16/09/21 às 11h17

Programa Adote Uma Praça inaugura a Praça da América Central no Lago Sul

COMPARTILHAR

 

No dia em que Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua celebram 200 anos de independência, 15 de setembro, Brasília ganha a Praça América Central. Por meio da interlocução do Escritório de Assuntos Internacionais do Governo do Distrito Federal (EAI/GDF), os cinco países centro-americanos aderiram ao programa Adote Uma Praça, da Secretaria de Estado de Projetos Especiais (SEPE), e revitalizaram uma praça localizada na QL 14/16 do Lago Sul.

 

Durante a cerimônia, a chefe do EAI, Renata Zuquim, enfatizou que o Escritório tem como missão institucional “trazer o mundo a Brasília e levar Brasília ao mundo”. “Isso significa, entre outras atividades, o estabelecimento de pontes entre as representações internacionais, o governo e a sociedade civil. Nesse escopo nasceu a participação dos países da América Central no programa “Adote Uma Praça”.

 

 

Segundo o Secretário de Projetos Especiais do DF, Roberto de Andrade, o Adote Uma Praça tem tomado grandes proporções. “Já estamos presentes em mais de 150 atividades, em diversas unidades administrativas de Brasília. O programa tem surtido o efeito que se desejava desde que foi criado pelo governador Ibaneis Rocha, e tem criado essa empatia entre população e governo”.

 

Representando os cinco países centro-americanos, a embaixadora da Nicarágua, Lorena Martínez, agradeceu a toda equipe do GDF que possibilitou a adoção da praça. Ela também destaca a união entre os países da América Central, especialmente neste dia 15.

 

“Para nós, esta festa significa celebrar nossa tarefa de crescermos livres, produtivos e unidos, com respeito aos assuntos internos. Conservamos a independência e a diversidade, e trabalhamos integralmente contra a pobreza e para melhorar as condições de vida dos nossos cidadãos”, ressalta a embaixadora.

A realização do projeto é uma maneira de valorizar os espaços brasilienses, como acredita o administrador do Lago Sul, Rubens Santoro. “Trazer o particular para ajudar a manter determinados espaços é uma forma de deixarmos nossa cidade mais limpa, mais bonita, mais agradável, além de permitir um uso mais adequado dos espaços”, diz.

 

Além da adoção da praça, o grupo de países aproveitou a ocasião para lançar um selo postal comemorativo ao Bicentenário da América Central, que estará disponível nos Correios do Brasil, contendo as datas 1821-2021 e os nomes das nações parceiras.

Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal

SERINTER

QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF,
CEP: 71625-290
Telefone: (61) 3961-1728
serinter@buriti.df.gov.br