Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/10/23 às 13h49 - Atualizado em 27/10/23 às 13h57

Protocolo de Entendimento promoverá intercâmbio na área agrícola

COMPARTILHAR

A Secretaria de Relações Internacionais (Serinter), a Companhia de Promoção Agrícola CPA (Campo) e a Fundação Casa do Cerrado (FCC) assinaram, na tarde desta quinta-feira (26), Protocolo de Entendimento com o objetivo de consolidação do Distrito Federal como polo internacional nas áreas de desenvolvimento e inovação, de formação profissional e de empreendedorismo em agricultura tropical.

 

A intenção é que a Campo e a FCC instalem, em Brasília, o Centro Internacional de Inovação e Formação em Agricultura Tropical (CIFAT) que, em parceria com a Emater-DF, fortaleça ainda mais a liderança brasileira no uso sustentável, competitivo e inovador da agricultura nos tópicos. A Serinter será a responsável em aproximar os países interessados nas tecnologias das empresas para promover o intercâmbio.

 

“O GDF entende a importância do setor agrícola no desenvolvimento e na geração de riqueza de um país e, por meio deste documento que assinamos hoje, poderemos realizar a transferência de tecnologias que deram certo aqui, algo que muito orgulha o Distrito Federal”, disse o secretário de Relações Internacionais Paco Britto.

 

 

Para o diretor-presidente da Campo, Emiliano Botelho, a empresa tem muito a contribuir com os países. “É preciso treinar pessoas para operarem máquinas, fazerem a fertilidade bem feita, lidarem, diretamente, com a agricultura, este é o objetivo do CIFAT”, explicou.

 

Neste primeiro momento, a intenção com o documento assinado é oferecer o conhecimento e serviços da Campo para países do continente africano e dos latinos-americanos. “Garantir que o homem permaneça nas áreas rurais com conhecimento e com tecnologias o bastante para que consigam sobreviver e ofertar sua produção à população urbana é falar da própria existência humana”, completou Paco. “Este é um grande passo para fortalecer as relações entre os países, a Campo e o GDF com troca de informações e tecnologias da África para o Brasil e do Brasil para a África. Uma troca vantajosa para ambos os lados. Essas parcerias só agregam e promovem o desenvolvimento rural”, ressaltou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.

 

Estiveram presentes no evento de assinatura do Protocolo de Entendimento diplomatas, representantes da Campo, além do secretário de Agricultura do DF, Fernando Rodrigues; e do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do DF, Fernando Cezar Ribeiro.

 

Histórico
A Campo é uma empresa que atua desde 1978 para implantar, coordenar e dar apoio técnico ao Proceder, programa nipo-brasileiro que permitiu a incorporação da agricultura aos cerrados, através de 21 projetos, em sete Estados. A empresa atua na área internacional, com a implantação de projetos em países da América Latinas, Ásia e África e conta com laboratórios e centros de desenvolvimento tecnológico nas áreas de produção de mudas livres de vírus e de melhoramento de soja para o consumo humano.

 

A Fundação Casa do Cerrado existe desde 1996 e foi criada para o desenvolvimento da agricultura no Cerrado brasileiro. Tem, como uma de suas funções, cultivar plantas típicas da região e doá-las, por intermédio da Secretaria de Agricultura do DF, a agricultores desta unidade federativa e de outros Estados do Brasil, com vistas a evitar sua extinção.

 

Texto: Lívio di Araújo

Secretaria de Relações Internacionais - Governo do Distrito Federal

SERINTER

QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF,
CEP: 71625-290
Telefone: (61) 3961-1728
serinter@buriti.df.gov.br