O Secretário-Chefe da Assessoria Internacional, Odilon Frazão, reuniu-se ontem com o Embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani, em Paris. Eles conversaram sobre o posicionamento internacional de Brasília e dentro desta perspectiva, o secretário apresentou o plano do Governador Agnelo Queiroz para tornar a Capital do Brasil global. Uma das ações para que isso aconteça é a conexão direta entre Brasília e Paris por meio do vôo da Air France, que será inaugurado no próximo dia 31. Bustani disse ao secretário que a conexão entre as duas capitais vai fortalecer Brasília perante a comunidade européia.
Outro ponto de pauta importante foi a possibilidade de realizar acordo de parceira estratégica entre Brasília e França para troca de experiências nas áreas de mobilidade urbana e sustentabilidade. O embaixador disse considerar muito interessante esta parceira para Brasília, já que este é um momento em que as atenções do mundo estão voltadas para a Capital do Brasil e, importante pelo prestígio internacional da cidade francesa. Bustani mostrou-se entusiasmado com os projetos de Brasília e disse apoiar os planos do governador na França.
Brasília Sem Fronteiras – Odilon Frazão conversou com o Embaixador sobre a edição 2014 do programa e contou que serão enviados 50 alunos dos CILs para uma universidade francesa. Bustani ressaltou que a embaixada irá prestar todo apoio necessário aos estudantes e disse que os franceses gostam muito dos brasileiros, especialmente na academia. Neste contexto, o secretário realizou hoje visita prospectiva ao Centro Cavillam (cidade de Vichy, a 316 quilômetros de Paris. O compromisso, agendado com o apoio da Embaixada da França no Brasil, foi com o diretor geral da escola, Michel Boiron.
José Maurício Bustani – O Embaixador formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1967 e ingressou na carreira diplomática. Foi diretor-geral da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) e assumiu a Embaixada do Brasil na França em 2008.