A secretaria de Relações Internacionais do GDF (Serinter), comandada pelo ex-vice-governador Paco Britto, conquistou, por unanimidade na quinta-feira (24), a coordenação regional do Centro-Oeste do Fórum Nacional de Gestores municipais de Relações Internacionais (Fonari). A pasta tem como missão, a partir de agora, auxiliar nos trabalhos do fórum, que é presidido pela secretária de Relações Internacionais de São Paulo e presidente do fórum, Marta Suplicy.
A eleição que escolheu as presidência e diretoria executiva para a gestão de 2023-2025 ocorreu durante a II Semana Diplomacia de Cidades, que aconteceu em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de agosto, com o objetivo de promover e fortalecer a cooperação internacional das cidades, além de contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas locais. A programação contou com o relançamento e reativação do Fonari – inativo desde 2018 -, de forma a torná-lo mais dinâmico, operativo e eficiente.
A Serinter foi criada há apenas 8 meses e tem trabalhado para garantir a integração entre as embaixadas com o GDF e a população de Brasília com os eventos socioculturais, além de aproximar os países do setor produtivo do DF, focando no fortalecimento das relações comerciais com a capital federal.
“Estamos na capital do país, cidade onde estão sediadas as missões diplomáticas do Brasil e essa integração com a cidade é extremamente importante”, destacou o secretário Paco Britto. Ele já visitou, oficialmente, mais de 120 embaixadas das 133 existentes em Brasília. “Somos a segunda capital do mundo em número de representações diplomáticas, ficando atrás somente de Washington, nos Estados Unidos”, completou.
O Fonari é a principal associação brasileira voltada para a diplomacia de cidades. Organização sem fins lucrativos, é composta por gestores técnicos e políticos atuantes nas relações internacionais e áreas correlatas de municípios brasileiros. Em encontro com o secretário Paco Britto, em abril, Marta Suplicy havia convidado a pasta para integrar o fórum. De acordo com o secretário, a participação do DF no Fonari “fortalece e consolida as estruturas locais de relações internacionais”.
II Semana Diplomacia de cidades
O evento teve como programação a 1ª Assembleia Geral que contou com votações importantes para o Fórum Nacional de Gestores municipais de Relações Internacionais, entre elas, a aprovados, por unanimidade, o novo estatuto do fórum, além da Carta São Paulo, manifesto que resume os princípios da entidade e cobra uma revisão da Constituição no que diz respeito às relações internacionais.
“Defendemos a atualização da carta constitucional para que sejam reconhecidas as capacidades e competências internacionais dos entes subnacionais brasileiros, processo já realizado em diversos países do mundo”, diz o documento. A Carta de 1988 define que as relações internacionais brasileiras são de competência exclusiva do governo federal.
Entre debates e painéis – um deles mediado, inclusive, pelo secretário Paco Britto -, o encontro contou com a participação de 20 capitais e outra dezena de municípios de todo o país.
“É uma honra estar à frente de um trabalho tão relevante para a proteção e cooperação internacional das cidades; mais uma ferramenta extraordinária para desenvolver políticas públicas voltadas a quem mais precisa”, comemorou a presidente do Fonari, Marta Suplicy.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br