A União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em outubro de 1982. É uma rede internacional de cidades, atualmente composta por 29 cidades, de 24 países ibero-americanos, das quais 25 são membros natos:
Outras 4 cidades integram a rede como membros associados. São elas:
Representando mais de 100 milhões de pessoas que vivem nos centros urbanos da Ibero-américa, a UCCI tem como objetivo fomentar os vínculos, relações e intercâmbios de toda natureza entre as cidades ibero-americanas para impulsionar o desenvolvimento harmônico e equilibrado de tais cidades, pautado na solidariedade e na cooperação entre as mesmas, focando especialmente em sua vocação para a integração e o fortalecimento democrático dos governos locais na região.
Para cumprir com suas finalidades, a UCCI atua em distintas áreas concernentes à administração pública dos governos locais, tais como: cultura, desenvolvimento econômico, fazenda e finanças, inovação, meio ambiente, promoção social, segurança e polícia municipal, mobilidade, turismo, desenvolvimento urbano e habitação, entre outras.
Profissionais da rede trabalham junto às cidades por meio das reuniões dos comitês setoriais, que fazem parte das Vice-presidências Temáticas da organização; da facilitação e financiamento de projetos de cooperação técnica; da organização de cursos e seminários; de ações de cooperação humanitária; e, por fim, da promoção anual de Títulos e Reconhecimentos às cidades-membros. Além disso, disponibiliza cursos técnicos e seminários de alto nível para os integrantes dos governos das cidades membros que compõem os seus comitês.
A UCCI, precursora em quase dez anos das subsequentes Cúpulas de Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, obteve, em 25 de janeiro de 1989, a condição de Membro com Status Consultivo do Conselho Econômico e Parceiro (ECOSOC) da Organização das Nações Unidas.
Como organização internacional de caráter municipal, a UCCI tem participado ativamente dos processos de construção e desenvolvimento de agendas internacionais e utiliza como base de seu Planejamento Estratégico as principais agendas globais para o desenvolvimento.
Brasília é membro nato da Organização desde 1986, tendo sido admitida por unanimidade durante a III Assembleia Plenária da UCCI, que foi celebrada na cidade de Buenos Aires, em 11 de novembro de 1987.
Por meio da rede, Brasília já foi reconhecida como Capital Ibero-americana da Paz, em 2016; como Capital Verde Ibero-americana, em 2018; e agora como Capital Ibero-americana das Culturas de 2022.
Brasília já ocupou o cargo de Vice-Presidente da Área Temática de Governança entre 2018 e 2021 e, atualmente, a cidade ocupa a posição de Vice-Presidente da Área Temática de Cultura da UCCI, no biênio 2022-2023.
SERINTER
QI 11, Conjunto 09, Casa 09 – Lago Sul/DF, CEP: 71625-290 Telefone: (61) 3961-1728 serinter@buriti.df.gov.br